Rogério Reis


Err and err and err again, but less and less and less.


Criptografia (CC442) - 2013-2014

Stacks Image 1392
Objectivos:

A criptografia evoluiu nas últimas décadas, de um mais ou menos obscuro ramo do conhecimento usado essencialmente por militares e espiões, para uma componente essencial das comunicações e escrita de software. Com a virtualização de um grande conjunto de actividades, foi necessário usar a criptografia para assegurar todo um conjunto de propriedades e garantias que as correspondentes transacções presenciais podiam assegurar de outra forma. Hoje, a criptografia desempenha por isso um papel essencial tanto nos protocolos da Internet como nos restantes sistemas de comunicações digitais. Pretende-se assim:
1. Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança em geral.
2. Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
3. Estudo de alguns algoritmos criptográficos, suas aplicações e possíveis ataques.

Espera-se que no fim os alunos estejam preparados para:
1. Poderem escolher que protocolos e produtos devem usar, seja ao nível de utilizadores, programadores ou administradores de redes e sistemas.
2. Analisar, modificar, escolher e implementar os protocolos necessários para a uma aplicação prática.
3. Implementar os algoritmos criptográficos dados.
4. Implementar ataques aos mesmos algoritmos e protocolos.


Programa:

Protocolos criptográficos. Criptografia e criptanálise clássicas. Cifras de substituição mono-alfabéticas e poli-alfabéticas. Cifras de transposição. Cifras poligraficas. Cifras electromecanicas: a enigma, a Lorentz e a purple. Algoritmos de bloco. Cifras de Feistel. O DES e o AES. Diversos algoritmos de cifra simétrica. Cifras de chave pública. Geradores de aleatórios. Funções de tabulação criptográfica. Criptanálise e criptografia quânticas.