Departamento de Ciência de Computadores

Disciplina: Sistemas Inteligentes / Inteligência Artificial


Notas do primeiro teste (Soluções)

TESTES (1 e 2)

EXAMES - ÉPOCA NORMAL (1 e 2)


Assignments


Assignment #1: Primeiro Trabalho de SI - BUSCAS (pdf) (html)

Assignment #2: Segundo Trabalho de SI - JOGOS (pdf)

Assignment #3: Terceiro Trabalho de SI - PROLOG (pdf) (html) (entrega dia 17 de Maio)


Theoretical classes


  • Class 1 (18/02) Introdução (inclui bibliografia)
  • Class 2 (21/02) Estratégias de busca
  • Class 3 (25/02) Estratégias de busca
  • Class 4 (28/02) Estratégias de busca
  • Class 5 (04/03) Estratégias de busca: métodos informados
  • Class 6 (07/03) Estratégias de busca: métodos informados
  • Class 7 (11/03)
  • Class 8 (14/03) Outros métodos de busca (cont.)
  • Class 9 (18/03) Jogos com um oponente
  • Class 10 (21/03) Jogos com um oponente

  • Feliz Páscoa! (25/03, 28/03, 01/04)

  • Class 11 (04/04)
  • Class 12 (08/04)
  • Class 13 (11/04) Contrib de Edgard Quirino: Algoritmos Genéticos
  • Class 14 (15/04) Prolog
  • Class 15 (18/04) Prolog (cont.)
  • Class 16 (22/04) Prolog (cont.)

  • Bom feriado! (25/04)

  • Class 17 (29/04) Prolog (cont.)
  • Class 18 (02/05) Geração de Planos

  • Semana Acadêmica (06/05, 09/05)

  • Class 19 (13/05) Geração de Planos (cont.)
  • Class 20 (16/05) Geração de Planos (cont.) (Material complementar: planos condicionais)
  • Class 21 (20/05) Aprendizagem a partir de observações
  • Class 22 (23/05) Aprendizagem a partir de observações (cont.)
  • Class 23 (27/05) Raciocínio Probabilístico (ATENÇÃO: MUDANÇA DE SALA! (S4))
  • Class 24 (30/05) Raciocínio Probabilístico (cont.)

    Practical Classes


  • 18, 19 e 21 Fev: resolução de problemas e estrategias mentais (jogo dos oito, n-rainhas, jogo do galo e extração de padrões)
  • 25, 26 e 28 Fev: Primeiro trabalho: BUSCAS
  • 04, 05 e 07 Mar: Primeiro trabalho: BUSCAS (últimas dúvidas)
  • 11, 12 e 14 Mar: n-rainhas utilizando o método de satisfação de restrições
  • 18, 19 e 21 Mar: Segundo trabalho: JOGOS
  • 25, 26 e 28 Mar: Feliz Páscoa!
  • 1 (Páscoa), 2 e 4 Abr: Segundo trabalho: JOGOS
  • 8 (Páscoa), 9 e 11 Abr: Segundo trabalho: JOGOS (últimas dúvidas)
  • 15, 16 e 18 Abr: Prolog
  • 29, 30 Abr e 2 Mai: Terceiro trabalho: Programação em Prolog (para quem não terminou os exercícios da aula passada, por favor, terminar nesta aula!)
  • 13, 14 e 16 Mai: Terceiro trabalho: Programação em Prolog (últimas dúvidas) OU Exercícios 11.2, 11.3 e 11.4 do livro do Russell and Norvig, primeira edição.
  • 20, 21 e 23 Mai: Experiencias com o software Webots
  • 27, 28 e 31 Mai: Experiencias com o software WEKA
  • Última semana de aulas:

    Links of interest


  • Artificial Intelligence: a Modern Approach
  • Livro sobre Programação Lógica Indutiva disponível na web
  • Weka
  • RapidMiner
  • Yap Prolog
  • Aleph
  •