Tipos de Angioma

Um angioma pode aparecer num lugar delicado, onde a pressão que exerce pode resultar em sintomas. Os angiomas do cerebelo ou da espinha medula, por exemplo, podem pressionar o tecido cefálico circundante ou zonas adjacentes à coluna vertebral e provocar sintomas como dores de cabeça, problemas de equilíbrio e fraqueza nos braços e pernas.

Conforme o angioma cresce, as paredes dos vasos sanguíneos podem debilitar- se até ao ponto de se romperem, causando danos nos tecidos próximos. Os derrames dos angiomas da retina podem interferir com a visão. Para manter a visão saudável é muito importante detectar o angioma o mais cedo possível e acompanhá-lo de perto.

Podem-se desenvolver quistos em volta dos angiomas. Os quistos são bolsas cheias de fluídos que podem causar sintomas por exercerem pressão localmente ou por criarem um bloqueio. Alguns pacientes do sexo masculino podem apresentar tumores no saco escrotal. Estes tumores são quase sempre benignos, mas devem ser examinados por um urologista.

Finalmente, quistos e tumores podem aparecer nos rins, pâncreas, fígado e glândulas supra-renais. Alguns destes tumores são benignos, enquanto outros são cancerosos. É muito importante detectar imediatamente os angiomas nestes órgãos e acompanhá-los de perto. Isto pode ser feito com o uso de tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética nuclear (MRI) ou ecografias.

Dora Resende Alves