Informações para o 1º Teste Prático
Informações Gerais
- Data: 18 de Março de 2020 (quarta-feira)
- Hora: Existirão dois turnos: um com início às 14:00 e outro com início às 16:00.
Notem que devem ir ao turno que vos for atribuído! (atribuições de turma serão aqui colocadas durante a semana de 9 a 13 de Março).
- Duração: 2h (exercícios dimensionados para menos tempo)
- Método: irão ter acesso a computador, documentação do Java, código base (nalguns problemas) e irão submeter no Mooshak, sendo que poderão ver alguns casos de teste quando falham, tal como nas aulas práticas.
- Pontuação: este teste vale um terço da nota prática (são três testes práticos), ou seja, vale 2 valores em 20.
São 4 pequenos exercícios cotados com 30%+30%+30%+10%.
Em cada exercício podem existir cotações parciais (ex: passa nalguns testes, falha noutros). Só em casos muito excepcionais a pontuação será diferente da atribuida pelo Mooshak. Podem acontecer casos onde recebem mais pontos do que o Mooshak atribuiu (ex: está tudo certo e falta apenas um ponto e vírgula :)) ou menos pontos (ex: não fizeram o pedido ou tentaram fazer "batota" usando o facto de saberem os testes quando falham). Se tentarem genuinamente fazer os problemas não vão ter nenhum "chatice".
Objectivos específicos para cada exercício e problemas de treino
- [30%] Exercício 1: Imprimir uma figura geométrica
Terão de implementar um programa pequeno que lê da entrada padrão um ou mais números e imprime uma dada figura geométrica.
- [30%] Exercício 2: Usar a API de uma classe (pontos e rectângulos)
Terão de implementar um programa completo, que leia um dado input, chame a API de uma classe (que vos será dado como código base, incluíndo "documentação" do que fazem os métodos) e escreva o resultado pedido. A classe terá os métodos necessários para resolver o essencial do problema, sendo que do vosso lado terão "apenas" de saber criar o programa que os chama de forma correcta.
- Problema de treino: [ED217] Geometria (adicionado ao Volume 2 no Mooshak para servir como treino)
- [30%] Exercício 3: Implementação de métodos de uma classe (matrizes)
Terão de implementar alguns (pequenos) métodos que atuam sobre uma classe. Os métodos poderão ser de vários tipos (ex: estáticos ou não estáticos, com argumentos ou sem argumentos, tendo um valor de retorno ou não, etc). A pontuação será parcial e receberão pontos consoante os métodos que estiverem correctamente implementados.
- [10%] Exercício 4: Pequeno problema
Terão de resolver um pequeno problema, para o qual terão de pensar no algoritmo adequado. O input envolverá uma matriz de caracteres, que terão de analisar tendo em conta o ângulo pedido. Este exercício será um pouco mais complicado que os outros e aconselhamos a apenas tentar depois de terem feito os três primeiros exercícios.