Subsecções


Preparação para uma análise ao feocromocitoma

É muito importante analisar os feocromocitomas antes de avançar para uma qualquer intervenção cirúrgica e antes de entrar em trabalho de parto. Porque qualquer destas situações são experiências de intenso stress em que um feocromocitoma desconhecido pode revelar-se extremamente perigoso. Se os médicos conhecerem a existência de um feocromocitoma, podem actuar preventivamente acautelando a segurança do doente ou do embrião.

Um teste indicado para identificar o feocromocitoma é um exame com radioisótopos (medicina nuclear) chamado MIBG, mas nem toda a gente tem acesso a um hospital que realize este teste e nem toda a gente reúne as condições para se submeter ao teste. As análises de urina e ao sangue para o feocromocitoma, dão indicações fiáveis se respeitados os cuidados a ter em duas áreas a dieta prévia ao teste e a conservação de uma amostra de urina no começo do teste até ao procedimento laboratorial estar completo.

Para obter a melhor informação de uma análise de urina de 24 horas é criticamente importante que o doente isto é, o leitor! siga de modo cuidadoso as instruções para o teste ao feocromocitoma, e nem todos os doentes as cumprem com rigor.

Se o pessoal do laboratório a que se dirige dá informações sobre essas instruções, ainda bem! Mas se não, faça a pergunta. Deverá seguir as instruções seguintes para assegurar que a amostra é recente e que os níveis químicos que se procuram testar não serão influenciados artificialmente por elementos da alimentação. É importante que a urina seja mantida em condições de baixa temperatura adequada e assim preservada ao longo das 24 horas do período de recolha, sendo entregue no laboratório para processamento imediato.

Preparação para a análise de sangue

Não tome qualquer medicamento sem o conhecimento e assentimento do médico que prescreveu a análise. Em particular, assegure-se que referiu teofilina, anti-hipertensores (fármacos para a tensão arterial) como metildopa, reserpina, guanetidina, L-dopa ou qualquer diurético.

Evite comer ou beber qualquer líquido a não ser água desde as 22 horas do dia anterior ao da colheita e não tome qualquer medicamento nessa manhã, a não ser que especialmente autorizado pelo médico que prescreveu a análise. Não fume.

Além do mais, é recomendável que evite tudo o que contenha nicotina ou cafeína nos últimos três dias anteriores à análise (como cigarrilhas, cigarros, café, chá, colas, etc.). Se tiver dúvidas sobre a dieta, entre em contacto com o seu médico ou com o laboratório.

O procedimento de colheita normalmente levará 45 minutos. É importante permanecer calmo e sossegado nos 30 minutos anteriores à colheita para que o sangue permita assegurar resultados correctos. Leve um livro para ler ou uns auscultadores para ouvir música, qualquer coisa que o entretenha e relaxe.

Preparação para a análise da urina de 24 horas

Para uma análise ao ácido vanil mandélico ou de catecolaminas (dopamina, epinefrina, norepinefrina) e matanefrinas: evitar medicamentos, chocolate, fruta (em especial bananas) ou qualquer alimento que contenha baunilha (bolos, gelados, pudins, etc.) nas 48 horas anteriores e durante a recolha. Confirme com o seu médico se não ingere nenhum medicamento com metildopa.

Instruções para a recolha: evite iniciá-la numa Sexta-feira ou Sábado, para assegurar que a entrega da amostra nos laboratórios é feita num dia de trabalho e imediatamente processada. Dirija-se previamente ao laboratório onde entregará a amostra para que lhe forneçam as informações necessárias e provavelmente um recipiente próprio para o efeito9.

  1. Comece a recolha pela manhã. Esvazie a bexiga e não utilize essa urina para a amostra.

  2. Escreva no frasco a data e a hora de início.

  3. Recolha toda a urina das 24 horas seguintes no frasco fornecido pelo laboratório, incluindo a última urina exactamente 24 horas após o início da recolha.

  4. Mantenha o recipiente no frigorífico durante todo o tempo, talvez dentro de um saco.

  5. Anote no frasco a data e a hora do fim da recolha.

  6. Entregue a recolha e as anotações requeridas no laboratório logo que possível após o término da recolha. (Normalmente os laboratórios abrem muito cedo ou praticam horários compatíveis com os horários de trabalho.)

Dora Resende Alves