Bárbara Santos

Estudante do M.IA
Curso no DCC:   M:IA

A Bárbara Santos é licenciada em Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Atualmente é estudante do último ano do Mestrado em Inteligência Artificial. É sobre a sua experiência no M:IA que deixa aqui o seu testemunho.

"Desde a L.IACD que percebi claramente que queria trabalhar com Inteligência Artificial. Foi durante esse período que comecei a interessar-me mais profundamente pelas aplicações práticas e pelo impacto real desta área, o que me levou a procurar um percurso académico que me permitisse consolidar e expandir esses conhecimentos.

O Mestrado em Inteligência Artificial surgiu, assim, como o percurso de seguimento que mais se adequa ao meu perfil. O plano curricular permitiu aprofundar temas essenciais da IA e, simultaneamente, contactar com tópicos mais avançados e atuais, o que contribuiu para uma formação sólida, coerente e bem alinhada com o estado da arte, para além de ter o prazer de ser acompanhada novamente por vários docentes do DCC que conhecia já desde a licenciatura.

Durante o mestrado, tive ainda a oportunidade de fazer parte do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, onde trabalho com Computer Vision e Reinforcement Learning, duas das áreas que vim a descobrir como minhas favoritas dentro do mundo da IA. Esta experiência permitiu-me perceber como muitos dos conhecimentos adquiridos no MIA se encaixam em contextos reais, ao mesmo tempo que trouxe para o curso uma perspetiva mais prática sobre os desafios e limitações da IA.

Apesar de se tratar da primeira edição do M.IA, considero que a experiência foi globalmente positiva e contribuiu bastante para o aumento da minha área de conhecimento em IA. Foi uma etapa essencial do meu percurso académico, que me preparou melhor para desafios futuros, e que ajudou a solidificar o meu gosto pela área."

(Janeiro 2026)