A construção de um historial médico

Os registos médicos como aquele que apresentamos adiante, mostrando quatro gerações, são normalmente usados para descrever uma doença ou defeito em particular e como ocorre numa família em concreto. Para ter essa ideia na sua própria família, construa um registo começando pelos seus bisavós, se conseguir, com as idades e falecimentos e quais os problemas de saúde e causas de morte.

Estes registos reportam-se em linha directa à pessoa interessada e são importantes para qualquer registo genealógico. Normalmente torna-se difícil determinar distúrbios genéticos sem a ajuda de um geneticista, mas de qualquer forma o que é importante é o registo das doenças mais relevantes que afectaram os vários membros da família ao longo dos tempos porque pode revelar dados sobre a predisposição familiar para certas doenças. Pode-se fazer este registo adicionando os dados mais relevantes a um único registo familiar ou criar pastas em que se recolham separadamente as informações sobre os irmãos para cada casal de avós, ou seja, em que se expanda os registos dos parentes de via colateral. Os genealogistas que ambicionem registar toda a informação médica e de saúde dos seus antepassados, terão provavelmente que construir várias bases de dados ou utilizar um computador para reunir e compilar o material recolhido.

Dora Resende Alves