Estruturas de Dados 2019/2020 (CC1007) - DCC/FCUP

Aula Prática #04 - Programação Estruturada
(semana de 09/03 a 13/03)


Exercício 1) Jogo do Galo


Exercício 2) Jogo da Vida

O Jogo da Vida é talvez o mais conhecido autómato celular e foi criado para simular, através de regras simples e vai ser o tema do principal exercício desta aula prática. O objectivo é submeter com sucesso o problema [ED088] Jogo da Vida criando um código adequado e estruturado.


Exercício 3) Sopa de Letras

   

Neste exercício a ideia é fazer um problema de forma organizada e estruturada sem a nossa ajuda. O problema em questão é o [ED015] Sopa de Letras.


Exercícios extra para consolidação de conhecimentos


Exercício de Desafio

Para esta semana o desafio tem novamente a ver com a eficiência algorítmica. Deve tentar resolver o seguinte problema, que está disponível para submissão no Mooshak (o volume de Desafios):

Tal como o [ONI_RQ] Regras Quadriculadas, este é um problema da minha autoria que foi usado nas Olimpíadas e para ambos não é necessário nenhum tipo de estruturas de dados avançadas, mas antes é necessário ter um bom pensamento algorítmico. Não são de todo problemas triviais, mas por isso mesmo dão mais gozo fazer, não?

O limite de tempo de execução para cada caso de teste é de 3 segundos, pelo que a solução só será aceite e com pontuação máxima no Mooshak se for eficiente.

Para estes problemas de desafios não vou dar logo dicas, para vos deixar pensar, mas se quiserem mesmo resolver o problema e não estejam a conseguir (mesmo depois de terem realmente tentado), podem falar comigo para obter pistas, ou ter uma ideia de como os "atacar".