Um grupo de alunos do Mestrado em Informática Médica pôde experimentar as diversas tecnologias e equipamentos para monitorização de dados de saúde aplicados ao futebol.
Não é todos os dias que se visita um estádio de futebol e os seus bastidores, ainda para mais para conhecer tecnologias avançadas que permitem aumentar os benefícios de um treino. Um grupo de estudantes do Mestrado em Informática Médica, das Faculdades de Medicina (FMUP) e de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, visitou, na passada sexta-feira, dia 21 de novembro, as instalações da Associação Desportiva Sanjoanense Futebol SAD para experimentar e conhecer sistemas sofisticados de telemonitorização de dados de saúde.
A visita decorreu no âmbito da Unidade Curricular de Telemedicina e-Saúde, lecionada pelo docente da FCUP, Miguel Coimbra.
Nas instalações da AD Sanjoanense, os estudantes conheceram o espaço de treino e as diferentes tecnologias utilizadas para monitorização dos jogadores. Por exemplo, dispositivos com rastreamento GPS, para recolher dados biométricos e de desempenho durante os treinos e jogos. Os alunos experimentaram também aparelhos de frequência cardíaca e equipamentos presentes no ginásio como a Veo – uma plataforma de salto e o Vitruve – de velocidade de barra.
O objetivo desta visita dirigida pelo preparador físico Diogo Rodrigues foi mostrar aos estudantes o tipo de informação transmitida pela tecnologia e de que forma esta pode ser usada para benefício do processo de treino.
Sobre o Mestrado em Informática Médica
O Mestrado em Informática Médica junta docentes e investigadores das Faculdades de Ciências e de Medicina para ensinar aspetos teóricos das ciências da informação, específicos à compreensão dos dados, informação e conhecimento biomédicos e a aplicação prática das tecnologias de informação em sistemas de saúde.
O programa foi especialmente elaborado quer para engenheiros de informática ou cientistas de computadores, quer para médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e outros profissionais das áreas da Saúde ou Informática.
Por Renata Silva / FCUP
