Ensino: Mestrados

Mestrado em Ciência de Computadores

Brochura do curso

Descrição

 

Mestrado em Ciência de Computadores (M:CC) visa a formação avançada e de qualidade de profissionais e investigadores em diferentes especialidades da área científica de Ciência de Computadores.

 

Neste mestrado são aprofundadas competências profissionais em Ciência de Computadores / Informática através das componentes teórica, prática e de investigação, para seguir de imediato uma carreira numa empresa, ou a investigação científica. É privilegiado o contacto com as empresas e com os centros de investigação de excelência (INESC TEC, IT-Instituto de Telecomunicações e CMUP).

 

O mestrado tem 3 especializações, para além de um percurso genérico.

  • Computação Confiável: Fundamentos da computação e metodologias rigorosas de programação com aplicação imediata em áreas como segurança informática e sistemas críticos.​
  • Sistemas Paralelos e Distribuídos: Sistemas distribuídos de elevado desempenho, redes peer-to-peer, mobilidade de recursos e computação avançada, sistema embebidos e distribuídos. Essencial para tarefas computacionais exigentes.​
  • Data Mining e Processamento de Dados: Data mining, bases de dados avançadas, processamento de documentos estruturados, processamento de imagem, entre outras. Crescente aplicação nas empresas e na investigação científica.

 

Saídas Profissionais

 

Este mestrado permite o acesso a carreiras ligadas à computação, tais como programador avançado, analista de sistemas, gestor de bases de dados, data miner, gestor de projetos informáticos, administrador de sistemas, etc. Fornece também excelente preparação para um doutoramento em qualquer parte do mundo quando o objetivo é uma carreira de investigação de excelência ou um emprego técnico altamente qualificado. Os conhecimentos e as competências adquiridas são também um excelente suporte para uma carreira docente de sucesso.

 

 

​​[Página do curso na FCUP →]