O Departamento de Ciência de Computadores combina uma intensa atividade de investigação com a experiência de mais de 25 anos de educação em informática. Vais ingressar uma comunidade que partilha o gosto pela aprendizagem constante e com um corpo docente de excelência. Vais entrar num departamento inovador que oferece cursos com altíssima taxa de empregabilidade, numa cidade vibrante e muita oferta lúdica e cultural.
Aqui ficam algumas das muitas razões para vires estudar para o DCC:
- Ciência de Computadores como área de futuro
A informática está já presente em quase todos os setores da sociedade atual e é um dos principais motores de inovação. Há uma grande necessidade de profissionais qualificados nesta área, quer a nível nacional como internacional, e a oferta de emprego é superior aos estudantes formados anualmente.
- Infra-estruturas de qualidade
O DCC oferece boas infra-estruturas para aprendizagem (incluíndo biblioteca, rede sem fios e 10 laboratórios com mais de 200 postos de trabalho). Os estudantes têm acesso em horário alargado, tendo alguns laboratórios disponíveis 24 horas.
O ambiente é informal, com os gabinetes próximos das salas de aulas, e encoraja a proximidade com os docentes. O DCC está instalado num dos mais belos espaços da Universidade do Porto, junto ao Jardim Botânico
e rodeado de espaços verdes.
- Investigação de excelência
Os docentes e investigadores do DCC promovem investigação de qualidade a nível internacional, publicando em conferências científicas e participando em projetos nacionais e internacionais, sendo reconhecidos internacionalmente como líderes em várias áreas. Isto permite que o corpo docente esteja atualizado e promove a inovação e transferência de conhecimento.
- Oferta curricular ampla
O DCC tem uma ampla oferta curricular nos vários ciclos de estudo, oferecendo múltiplas alternativas de especialização. Dentro de cada curso é também possivel optar por unidades curriculares opcionais, permitindo aos alunos escolher um percurso académico personalizado e adaptado aos interesses de cada um.
- Alta empregabilidade
A taxa de empregabilidade dos nossos cursos é muito próxima dos 100% e muito dos nossos diplomados estão colocados nas melhores empresas de base tecnológica nacionais. Além disso, há também vários casos de estudantes que proseguiram carreiras em universidades e centros de investigação e em empresas de tecnologias internacionais.
- Programação competitiva
O DCC incentiva a participação dos seus estudantes em vários concursos de programação, fomentando o gosto pela resolução de problemas algorítmicos num contexto desafiante mas simultaneamente lúdico. As equipas do DCC têm obtido as melhores classificações nacionais em programação competitiva, conquistando o primeiro lugar em 8 das últimas 17 edições da MIUP, o mais conhecido concurso para estudantes universitários em Portugal.
O DCC tem também tido um papel ativo na divulgação de concursos de programação entre os estudantes do secundário, organizando eventos como o ToPAS e as Olimpíadas Nacionais de Informática.
- Núcleos de estudantes
Os estudantes do DCC organizam eventos, "workshops" e atividades de aprendizagem e confraternização entre estudantes dos vários cursos e anos. Isto facilita a adaptação dos novos estudantes e promove uma espírito de comunidade.
- Atividades de divulgação científica
O DCC e a Faculdade de Ciências da U.P. promovem frequentemente palestras com oradores nacionais e internacionais de renome sobre vários tópicos em ciências, tecnologia, artes e sociedade.