Investigação

INESC TEC

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), um dos principais laboratórios associados nacionais, é uma instituição privada sem fins lucrativos que se centra em atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Atualmente, o INESC TEC agrega 13 Centros de I&D estruturados em quatro domínios temáticos - Informática, Indústria e Inovação, Redes de Sistemas Inteligentes, e Energia.

Os docentes do DCC integram os seguintes centros do INESC TEC:

O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) aposta em áreas de investigação que estão na interface das suas áreas de conhecimento. Mais especificamente, a investigação centra-se nas metodologias que devem ser usadas para tornar técnicas de otimização e de data mining mais híbridas.

Outro dos objetivos é estudar a relevância de se usar o design de serviços e abordagens de engenharia para melhor enquadrar os problemas de tomada de decisão.

A atividade em cada um dos domínios de investigação identificados vai desde a investigação fundamental até consultoria e prestação de serviços.

Saber mais →

A  missão do Centro de Investigação em Sistemas de Computação Avançada (CRACS) é procurar a excelência científica nas áreas de linguagens de programação, computação paralela e distribuída, segurança e privacidade, mineração de informação e sistemas web baseados no desenvolvimento de sistemas de software escaláveis para aplicações desafiadoras e multidisciplinares.

O ambiente de investigação é enriquecido com jovens e talentosos investigadores que, em conjunto com investigadores seniores, constituem a massa crítica necessária e dotam a instituição das competências científicas para cumprir a sua missão.

As linhas de investigação adotadas pelo CRACS abrangem um grande número de questões relacionadas à computação escalável, tais como: Linguagens de programação de alto nível; Computação Paralela e Distribuída; Extração de Informação de Dados; Sistemas baseados na Web e em diversas aplicações.

Saber Mais →

O High-Assurance Software Laboratory (HASLab), sediado na Universidade do Minho, projeta e implementa sistemas de software de alta segurança, software que é correto por design e resiliente a falhas ambientais e ataques maliciosos.

A investigação no HASLab está ancorada em uma abordagem rigorosa de três áreas da Ciência da Computadores: Engenharia de Software, Sistemas Distribuídos e Criptografia e Segurança da Informação. As contribuições do laboratório para essas áreas vão desde pesquisa fundamental sobre métodos e algoritmos formais até pesquisa aplicada em ferramentas e middleware que atendam às demandas do mundo real decorrentes de colaborações de longo prazo com a indústria.

Este laboratório conta com membros de várias universidades, nomeadamente: Universidade do Porto, Universidade da Beira Interior, ambas de Portugal, University College London e Teeside University, ambas do Reino Unido.

Saber Mais →

O Laboratório de Inteligência Artificial e de Apoio à Decisão (LIAAD) investiga na área estratégica de Data Science, que tem verificado um crescente interesse por todo o mundo, sendo fundamental para todas as áreas da atividade humana.

As enormes quantidades de dados recolhidos (Big Data) e a generalização de dispositivos com sensores e/ou poder de processamento oferecem cada vez mais oportunidades e desafios a cientistas e engenheiros. Além disso, a procura por modelos complexos de apoio à decisão está a generalizar-se em áreas como negócios, saúde, ciência, governo eletrónico e e-learning, o que nos encoraja a investir em diferentes abordagens.

A estratégia geral é tirar proveito do fluxo e diversificação de dados e investir em linhas de investigação que ajudarão a reduzir a lacuna entre dados recolhidos e dados úteis, oferecendo diversas soluções de modelação.

No LIAAD o trabalho científico centra-se nas seguintes áreas: machine learning, data mining, análise de dados e métodos estatísticos, modelação e optimização.