Estudantes

Perguntas Frequentes

O que é a Ciência de Computadores?

Ciência de Computadores é a tradução da termo em lingua inglesa "Computer Science" que significa, na sua acepção mais geral, a ciência que estuda a teoria, a experiência e a engenharia de conceção e uso de sistemas informáticos.

A Ciência de Computadores divide-se muitas sub-áreas de teoria e prática de computação, incluindo o estudo de modelos matemáticos da computação, algoritmos e estruturas de dados, linguagens de programação, sistemas de operação, arquitetura de computadores, sistemas de computação paralelos e distribuídos, inteligência artificial, "data mining", computação gráfica e segurança informática, entre outros.

 

Quais são os prazos de candidatura para os cursos da FCUP?

Para os cursos do 1o ciclo de estudos, os prazos de candidatura ao Ensino Superior são estabelecidos pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES).
Os prazos de candidatura  ao 2º e 3º ciclos de estudos são iguais para todos os cursos oferecidos pela FCUP.
Contudo, estes prazos poderão ser diferentes no caso de cursos organizados em colaboração com outras instituições. No caso do DCC, encontram-se nesta situação o Mestrado em Informática Médica, organizado com a FMUP,  e o Programa Doutoral em Informática, organizado com as universidades do Minho e Aveiro.
 

 

Quais as diferenças entre os ciclos de estudos que são oferecidos?

Ciclos

1º ciclo

2º ciclo

3º ciclo

Duração

3 anos

2 anos

3 a 5 anos

Tipo de Curso
(Nº mínimo de ECTS)

Licenciatura
(180 ECTS)

Mestrado
(120 ECTS)

Doutoramento
(180 ECTS)

Mestrado Integrado
(300 ECTS)

O que são os ECTS? Para que servem?

Os ECTS (“European Credit Transfer System”) são uma forma padronizada de contabilizar o trabalho desenvolvido pelo estudante, incluindo a frequência de unidades curriculares, o tempo de estudo, a realização de trabalhos práticos, projetos e o tempo de avaliação.

Existem programas de mobilidade nos cursos oferecidos?

Ao abrigo do programa de mobilidade ERASMUS já foram realizados alguns intercâmbios de alunos e professores com outras instituições de ensino superior. Nomeadamente, Universidade de Valência (Espanha), Unversidade de Granada (Espanha), Universidade Lubliana (Eslovénia), entre outras.

A nível de programas de doutoramento, alguns programas de intercâmbio foram estabelecidos com a Carnegie Mellon University (CMU Portugal) e a University of Texas em Austin (UT Austin Portugal).

Os cursos oferecem boas saídas profissionais?

As licenciaturas e mestrados da responsabilidade do DCC oferecem um vasto leque de saídas profissionais, numa diversidade de setores de atividade como a saúde, bolsa, banca e serviços e no âmbito de sistemas de informação, controlo e gestão de sistemas críticos, administração de sistemas e redes, produção de conteúdos multimédia e Internet. O doutoramento foi também uma opção de vários licenciados, que ocupam atualmente cargos de investigação e docência no ensino superior.