Investigação

CMUP

O Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP) é um centro de investigação em matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal.

Desde sua fundação, os principais objetivos do CMUP são realizar e apoiar pesquisas matemáticas, bem como promover a disseminação da Matemática como disciplina fundamental para o desenvolvimento da sociedade em todos os níveis.

O CMUP conta com cerca de 50 investigadores integrados, principalmente de várias faculdades da Universidade do Porto, mas também do Instituto Politécnico do Porto. Essa organização significa que o CMUP alcançou uma massa crítica e variedade em sua composição, o que permite realizar pesquisas de classe mundial em diversas áreas, e também para se beneficiar das sinergias decorrentes das interações entre seus pesquisadores.

O CMUP possui 4 principais grupos de pesquisa (Álgebra, Análise, Geometria e Probabilidade & Estatística) e 4 principais linhas de pesquisa (Matemática Computacional, Sistemas Dinâmicos, Modelos Matemáticos e Aplicações e Autômatos e Linguagens Semigrupos).

Saber Mais →