Investigação

LIACC

O Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), foi criado em 1988 na Universidade do Porto, sendo nessa data constituído por três grupos com origem nas Faculdades de  Ciências, Engenharia e Economia. 

 

O LIACC sofreu diversas alterações e autonomização de vários grupos ao longo dos anos. Atualmente, o LIACC está centrado em quatro linhas principais de investigação: Sistemas de software distribuídos e descentralizados; Extracção de conhecimento e informação; Cooperação inteligente homem-máquina; e Programação declarativa para sistemas de software mais seguros. 

 

Para cumprir os objectivos gerais acima mencionados, a investigação do LIACC será centrada nas atividades principais da unidade, ajustada aos novos desafios de uma sociedade em rápida evolução, do desenvolvimento tecnológico, da proliferação de dispositivos em rede, onde todos são produtores e consumidores de informação. Outro objetivo é a automatização da decisão inteligente, não só para agentes individuais, incluindo artificiais (agentes, robôs) e seres humanos, mas também em redes e equipas, em ambientes distribuídos.
 

Saber Mais →