ToPAS 2019

O Torneio de Programação para Alunos do Secundário (ToPAS) consiste num concurso de programação destinado a estudantes do ensino secundário organizado pelo Departamento de Ciência de Computadores (DCC), envolvendo docentes e alunos de licenciatura.

Este ano a 17ª edição do ToPAS tem uma novidade importante. Vai-se realizar no âmbito das Finais Mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC), na Alfândega do Porto. Por isso, será antecipada em quase um mês da sua data habitual para o próximo dia 3 de abril.

As regras do ToPAS são as mesmas das competições do ICPC e portanto também das suas finais. Apesar disso, estes concursos estão em extremos opostos. O ToPAS é um início, tentando entusiasmar alunos do secundário para a programação competitiva. As finais são o culminar de dezenas de competições internacionais que envolveram 3 098 universidades, de 111 países em 6 continentes, em que participaram 53 446 concorrentes, movimentando mais de 300 000 alunos do ensino superior durante as respetivas provas de pré-seleção.

O ToPAS tem também por objetivo estimular os alunos das escolas secundárias da zona do grande Porto interessados em programação a prosseguir os seus estudos na FCUP, em particular no departamento de Ciência de Computadores. Para isso, os alunos participarão em equipas de 3 elementos que, com um único computador e num máximo de 4 horas, terão de resolver cerca de 7 problemas, codificando numa das várias linguagens de programação disponíveis. No final haverá prémios para as equipas classificadas nos 3 primeiros lugares.

Além da possibilidade de conquistar prémios bastante apelativos, os concorrentes terão a oportunidade de viver por dentro as finais e participar em alguns dos seus eventos. À troca só lhes pedimos para nos ajudarem a "torcer" pela equipa de alunos do Departamento de Ciência de Computadores, orientada pelo Prof. Pedro Ribeiro, que representará nas finais do ICPC a Universidade do Porto, entre 135 equipas das mais prestigiadas universidades de todo o mundo.

Mais detalhes sobre o ToPAS e a inscrição das equipas podem ser consultados aqui.

30/06/18

Ciências e Profissão

FCUP abre portas às famílias

02/07/18