Universidade Junior

Entre 2 a 20 Julho de 2018 decorre mais uma edição da Universidade Junior organizada pela Universidade do Porto, onde alunos do ensino básico e secundário poderão participar  em diversas atividades e projetos de investigação. Na edição deste ano, o DCC é responsável por duas atividades.

Comanda o mundo pelo computador

Já pensaste em criar um mundo no teu PC? Adicionar heróis, vilões, criar histórias? Fazer com que esses personagens interajam entre eles ou aos teus comandos... Criar pequenos jogos e animações para jogares com os teus colegas? Se sim e ainda não tiveste oportunidade vem a este projeto de Verão e experimenta a os princípios da programação criando mundos no PC.

Mas porquê ficar por aqui. Porque não tentar comandar o mundo através do teu computador?

Ou o teu computador perceber o que se passa no mundo. Iremos mostrar e mexer um pouco na internet das coisas, para dares os primeiros passos.

Professor proponentePedro Brandão

Anatomia do computador

Esta atividade pretende familiarizar os participantes com as componentes de hardware e software fundamentais de um computador moderno. Os juniores irão proceder à montagem e desmontagem de computadores para identificarem e perceberem a função das diferentes componentes de hardware e a forma como estão interligadas. Para além do hardware, iremos também mostrar como o sistema operativo o controla, permitindo a utilização do computador pelos utilizadores. A atividade inclui também, portanto, a instalação nos computadores dos sistemas operativos mais comuns, Windows e Linux.

Professor proponente: Luís Lopes

Saber Mais →