Galerias

Hackacity 2019

Decorreu ontem, dia 3 de Abril, na Alfândega do Porto, a 4ª edição do Hackacity, uma hackathon para cientistas e entusiastas de dados que, durante um dia inteiro, utilizaram dados da cidade portuense para desenvolver soluções que possibilitem a melhoria da qualidade de vida na cidade. O evento decorreu no contexto da semana Start & Scale 2019, iniciativa dedicada à promoção da inovação, empreendedorismo e tecnologia, e em paralelo com as finais do campeonato mundial universitário de programação (ICPC 2019). O Hackacity foi promovido pela Câmara Municipal do Porto e organizado pelo Data Science Portugal e pelos docentes Rita Ribeiro e Nuno Moniz do DCC-FCUP.

 

O evento obteve um total de 143 participantes, divididos por 30 equipas. A origem dos participantes foi variada, incluindo a presença de 24 empresas, 4 centros de investigação e 7 instituições do ensino superior, sendo sobretudo composta por cientistas de dados e engenheiros de software, mas também por estudantes de outras áreas científicas, combinando experiência tanto do mundo empresarial como do mundo académico. O apoio às equipas e à pré-seleção das mesmas para a ronda final de avaliação contou com 10 mentores, incluindo 4 docentes do DCC-FCUP: Inês Dutra, João Vinagre, Nuno Moniz e Rita Ribeiro. O diretor do DCC-FCUP, Alípio Jorge, integrou o júri, composto por 5 membros.

 

Das 30 equipas, 10 foram pré-selecionadas para a apresentação final ao júri. Após a apresentação final, a deliberação do júri foi a seguinte:

1º Lugar, NOS DS: Visualização dos tempos de resposta de equipas de emergência (e.g. INEM), possibilitando simulações para melhoria desses tempos.

2º Lugar, pyto: Cruzamento de informação entre plataformas de aluguer de alojamento online e o registo de alojamento local da CMP, com caracterização dos espaços onde esses alojamentos se encontram e verificação de casos anómalos

3º Lugar, 40i2: Visualização do espaço da cidade sob o conceito de qualidade de vida, consistindo na combinação de vários fatores como poluição, nível de ruído, entre outros.

 

As equipas colocadas  em 1º e 2º lugar integravam alunos da FCUP e da FEUP. Da equipa NOS DS, colocada em 1º lugar, fazia parte Ricardo Azevedo, aluno do Mestrado em Ciência de Computadores da FCUP e que se encontra a fazer a sua dissertação em colaboração com a NOS. Da equipa pyto, colocada em 2º lugar, fazia parte Miguel Ramalho, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP e que se encontra, atualmente, a frequentar a cadeira de "Big Data and Cloud Computing" no DCC.

 

Gostaríamos de parabenizar as equipas premiadas e agradecer a todos os participantes, mentores, membros do júri e organizadores por esta oportunidade, que acreditamos ser uma importante demonstração do impacto positivo que a ciência de dados pode ter no dia a dia das cidades.