Galerias

ToPAS 2019

A 17ª edição do  ToPAS – Torneio de Programação para Alunos do Secundário realizou-se no dia 3 de Abril, na Alfândega do Porto. A data habitual foi antecipada de quase um mês para que o concurso integrasse a semana Start & Scale 2019, iniciativa dedicada à promoção da inovação, empreendedorismo e tecnologia, e coincidisse com as Finais Mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC 2019).

Esta edição contou com a participação de 26 equipas compostas por alunos de 15 escolas do Ensino Secundário do norte do país. O sucesso alcançado por esta iniciativa anual do departamento de Ciência de Computadores da FCUP alargou-se também a outras universidades que organizam, em simultâneo, eventos locais —  o ToPAS Sul, na Universidade do Algarve e o ToPAS Lx,  na Universidade Nova de Lisboa —  sendo o conjunto de problemas elaborado conjuntamente. Ao todo, nesta edição participaram 60 equipas, num total de cerca de 180 alunos nas várias universidades.
 
As regras do ToPAS são as mesmas das competições do ICPC e portanto também das suas finais. Apesar disso, estes concursos estão em extremos opostos. O ToPAS é um início, tentando entusiasmar alunos do secundário para a programação competitiva. As finais são o culminar de dezenas de competições internacionais que envolveram 3 098 universidades, de 111 países em 6 continentes, em que participaram 53 446 concorrentes, movimentando mais de 300 000 alunos do ensino superior durante as respetivas provas de pré-seleção.
 
O ToPAS tem também por objetivo estimular os alunos das escolas secundárias da zona do grande Porto interessados em programação a prosseguir os seus estudos na FCUP, em particular no departamento de Ciência de Computadores. Para isso, os alunos participam em equipas de três elementos que, com um único computador e num máximo de 4 horas, terão de resolver cerca de 7 problemas, codificando numa das várias linguagens de programação disponíveis. 
 
Nesta edição, nos dois primeiros lugares, ficaram duas equipas do Colégio Internato dos Carvalhos - em 1º lugar os “Haunted Cpp”, que resolveram os sete problemas, e  em 2º lugar  “Os Minupa”, que resolveram seis.  Em 3º lugar ficaram os “AEDS1_ONE”, do Agrupamento de Escolas D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão), também com seis problemas, mas tempo pior. Nos sete lugares seguintes, todas as equipas resolveram cinco problemas. No final foram atribuídos prémios às equipas classificadas nos três primeiros lugares  e todas as equipas participantes receberam um certificado.
 
Parabéns a todas as equipas!
 

Constituição das equipas premiadas

  • 1º lugar “Haunted_Cpp” (Duarte Nóbrega, Pedro Pereira, Tiago Oliveira)
    Professor responsável: Maria Manuel Saavedra
  • 2º lugar “Os Minupa”  (Miguel Alves, Nuno Alves, Paulo Costa)
    Professor responsável: Maria Manuel Saavedra
  • 3º lugar “AEDS1_ONE” (Bruno Gomes, Mariana Silva, Miguel Azevedo)
    Prof responsável: Luís Cerejeira
 
Organização:
 
Definição do conjunto de problemas para avaliação automática pelo sistema Mooshak:
         Pedro Guerreiro (U.Algarve),
         Margarida Mamede, Fernanda Barbosa, Carmen Morgado (UNL)
         Ana Paula Tomás, José Paulo Leal, Pedro Vasconcelos, e Sérgio Crisóstomo (DCC-FCUP).
 
Júri do ToPAS (DCC-FCUP):
          Ana Paula Tomás, José Paulo Leal, Pedro Vasconcelos, Sérgio Crisóstomo, Luís Lopes, João Paulo Soares
          Miguel Silva (mestre em CC/FCUP, estudante de doutoramento UK)
 
Secretariado, divulgação e sistema informático:
         Alexandra Ferreira, Isabel Gonçalves,
         Rita Ribeiro, Sylwia Bugla, 
         Paulo Ramos 
 
Voluntários:
            Carolina Afonso, Sara Moreira, Rute Santos, Guilherme Amado,  Solange Perdigão, Armando Martins, Diogo Ribeiro, Marcos Mirancos, Carlos Antunes
       
Coordenação do ToPAS: 
           José Paulo Leal, Ana Paula Tomás
 
Apoios:
          DCC-FCUP, UP Digital, Porto Digital - Start & Scale Week 2019