Bolsas Seeds for the Future 2.0 atribuídas pela Huawei

No âmbito de um memorando de entendimento entre a Associação DNS.PT (.PT) e a Huawei Portugal, anunciado durante a edição deste ano da Web Summit, o programa Seeds for the Future 2.0 conta com um investimento anual na ordem dos 250 mil euros tem por objetivo a atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior.

Das 50 bolsas de estudo atribuídas este ano nas áreas de tecnologia e engenharia – no valor de 5 mil euros –  ao abrigo do programa de bolsas para estudantes de ensino superior da Huawei, catorze foram atribuídas a estudantes de vários ciclos de estudo da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto.

Entre o grupo de estudantes selecionados das cerca de três mil candidaturas destacamos Ruben Dhanaraju, estudante do Mestrado em Ciência de Computadores, Margarida Mendonça, estudante do Mestrado em Ciência de Dados, ambos da FCUP; e Sofia Pinto, Tiago Oliveira, Diogo Neves e Miguel Silva, da Licenciatura em Engenharia Informática, partilhada entre a FCUP e a FEUP.

O valor das bolsas, que têm por base o mérito académico, é atribuído ao longo de um ano, pelo .PT, desde o segundo semestre do ano letivo de 2021/2022 ao primeiro semestre do ano letivo de 2022/2023. Para além do desempenho académico, a avaliação das candidaturas teve também em conta o percurso extracurricular dos estudantes.

A iniciativa contou com o apoio do INCoDe.2030, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e do Portugal Digital. É importante destacar que metade das bolsas foram direcionadas a estudantes do sexo feminino, para promover a igualdade de género e a participação de mulheres no setor tecnológico.