Notícias: Eventos Científicos

Escola de Verão em Machine Learning, Big Data e Computação Quântica

O DCC-FCUP foi o anfitrião do SMBQ 2020, a 1ª Escola de Verão em Machine Learning, Big Data e Computação Quântica. Este evento teve lugar, de forma online, nos passados dias 7 e 8 de setembro.

Tratou-se de um esforço conjunto da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, representada pelos seus organizadores: Carla Silva (aluna de doutoramento do PDCC), Miguel Areias e Inês Dutra, ambos docentes no DCC-FCUP, e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), representado pelo docente Carlos Ferreira.

Entre os palestrantes, contamos com a presença de ilustres professores da Universidade do Porto: Prof. João Gama (um dos principais investigadores portugueses na área de machine learning, segundo o guide2research), que deu uma introdução aos métodos de data mining e machine learning e perspectivas de trabalho futuro e Prof. Jaime Cardoso, que conduziu a sessão através das maravilhas das redes neurais convolucionais e muito mais. Contamos também com professores conceituados nas áreas de big data e computação quântica. O Prof. Albert Bifet da University of Waikato que proporcionou uma excelente visão geral de cloud computing e programação Spark. Pooja Mistry, da IBM Research, que ofereceu um tutorial sobre como construir chatbots usando o serviço Watson Assistant. Os participantes tiveram a oportunidade de aceder ao serviço online IBM Cloud. No mundo quântico, tivemos a sorte de ter algumas das pessoas mais dinâmicas na área: Prof. Luís Paulo Santos, da Universidade do Minho, que desmistificou operações quânticas e execução quântica, Amira Abbas, da IBM Research e da Universidade KwaZulu-Natal em Durban, África do Sul, que falou sobre como as máquinas e operadores quânticos podem ajudar a resolver problemas de machine learning, Prof. Maria Schuld, da Xanadu e também da Universidade KwaZulu-Natal, que deu uma introdução aos algoritmos variacionais e quantum machine learning, com exemplos práticos usando Xanadu's PennyLane, e Robert Loredo, também do grupo IBM Research, que deu uma boa visão geral e tutorial sobre como programar máquinas quânticas usando a plataforma online IBM Quantum Experience e a framework Qiskit.

O evento foi transmitido usando Zoom, Slack e YouTube ao vivo. Teve mais de 2000 inscritos e uma participação média de aproximadamente 700 pessoas que assistiram simultaneamente no YouTube e que usaram o Slack e o YouTube para fazerem perguntas, respostas e comentários.

Agradecimentos especiais para o Núcleo de Tecnologias Educativas da FCUP que permitiu realizar um evento online de forma tranquila, dando suporte ao vasto número de participantes em simultâneo. Agradecimentos também para os patrocinadores que de forma generosa contribuíram para a realização do evento: Santander Totta, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - INESC TEC e Artificial Intelligence Journal (AIJ).

11/09/20

International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing

Conferência co-organizada por docentes do DCC.