Estudantes da U.Porto bisam no maior concurso de programação do mundo

A equipa “Heroes of the C”, composta por estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, conquistou uma medalha de ouro no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), disputado no último fim-de-semana, em Paris. Um feito que garante o apuramento direto para a 48.ª final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior competição de programação informática universitária do mundo.

Esta será, aliás, a segunda final do ICPC que a equipa da U.Porto vai disputar no mesmo ano, já que, a anterior, que tinha data marcada para novembro de 2023 no Egipto, foi adiada por questões de segurança. Será por isso uma agenda bastante preenchida para os “Heroes of the C”: em março, vão à final europeia do SWERC, em Praga; em abril, competem na 47.ª edição do ICPC; e, em setembro, participam na 48.ª edição do ICPC, a decorrer em Astana, no Cazaquistão.

A equipa medalhada, que conquistou o 2º. lugar do SWERC, com a resolução de 11 problemas (tal como a equipa que ficou em 1.º lugar), integrou os estudantes Duarte Nóbrega Paulo Sousa, do Mestrado em Ciência de Computadores da FCUP, e Kevin Pucci, do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, e teve como treinador Pedro Ribeiro, docente do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da FCUP.

No SWERC, prova que serve para apurar os representantes do sudoeste europeu na grande final do ICPC (International Collegiate Programming Contest), a maior competição de programação informática universitária do mundo, estiveram em competição 108 equipas das melhores universidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e Israel.

Sobre o ICPC

O ICPC é o mais antigo e prestigiado concurso de programação e algoritmia para estudantes universitários, tendo participações anuais de mais de 3.000 universidades oriundas de mais de 100 países.

Na edição de 2019, realizada na cidade do Porto, a equipa da U.Porto ficou entre as 45 melhores equipas, entre as 135 participantes.