Medalha de Prata para Portugal

Uma equipa liderada pelo DCC conquistou uma medalha de prata para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), cuja 31.ª edição teve lugar este ano entre os dias 4 e 11 de Agosto, em Baku, no Azerbaijão.

Este ano, a delegação portuguesa teve como líderes o docente do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, Pedro Ribeiro (Team Leader) e Gonçalo Paredes, que terminou este ano a Licenciatura em Ciência de Computadores (L:CC) pela FCUP (Deputy Leader), que em conjunto com Pedro Paredes (mestre em Ciência de Computadores pela FCUP e agora aluno de doutoramento em CMU), foram os responsáveis por toda a parte técnica e científica da criação de problemas e da preparação dos concorrentes portugueses. Na organização esteve também envolvido Ricardo Pereira, que também acabou de terminar a L:CC.

Os concorrentes portugueses nas IOI foram os alunos Kevin Pucci, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves), David Nassauer, da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre (Lisboa), Pedro Dias, da Escola Alemã de Lisboa e Ricardo Antunes, do Agrupamento de Escolas de Castro Verde. O grande destaque vai para Kevin Pucci, que garantiu a segunda medalha de Portugal na competição, repetindo o feito do ano passado então com a sua medalha de prata conquistada em 2018 e às quais se juntam as oito medalhas de bronze conquistadas em edições anteriores (2 em 2017, 1 em 2016, 2 em 2012, 1 em 2011, 1 em 2009 e 1 em 2002).

Participaram neste evento 327 alunos de escolas secundárias provenientes de 87 diferentes países ou regiões. Propostas inicialmente numa reunião da UNESCO, as IOI são o maior e mais prestigiado concurso de programação pré-universitário em todo o mundo. Em dois dias de competição (cada um com 5h de prova) os alunos criam programas de computador (em C++ ou Java) destinados a resolver o conjunto de problemas proposto (3 em cada dia de prova), de natureza algorítmica, e baseados em problemas da vida real com aplicação prática. Os programas dos alunos são depois submetidos a uma bateria de testes de diferentes dificuldades, sendo que a sua correcção e eficiência é avaliada de forma automática, com a atribuição de uma pontuação em função do número de testes correctos respondidos em tempo útil.

O Departamento de Ciência de Computadores da FCUP está, desde há muitos anos, ativamente envolvido nas Olimpíadas Nacionais de Informática e nas IOI a vários níveis. Em termos científicos, desde 2001 que está envolvido na criação dos problemas e na preparação e treino dos participantes portugueses. Em termos logísticos, desde 2006 que acolhe a final nacional e desde 2005 faz parte da comitiva portuguesa que se desloca até às IOI.

Presentemente, o DCC lidera toda a parte científica da prova, apostando na criação de condições para que os alunos portugueses de todas as regiões do país possam brilhar ao mais alto nível, sendo que nos últimos anos Portugal tem obtido múltiplas medalhas nas IOI e também em concursos como o CIIC (Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação).