Emanuel Tomé

O Emanuel Tomé está a terminar o Mestrado em Ciência de Dados e é, atualmente, Data Scientist na BOSCH.

 

É sobre as razões que o levaram a ingressar neste mestrado que ele deixa aqui o seu testemunho.

 

"O meu primeiro contacto com a ciência de dados foi durante o meu doutoramento em engenharia civil, onde tive oportunidade de desenvolver algoritmos para a deteção de anomalias em pontes. Um ano depois de terminar o meu doutoramento e apesar de considerar que tinha uma carreira de sucesso na área da engenharia civil, eu encontrava-me insatisfeito com o meu emprego à data pelo que decidi despedir-me e inscrever-me no mestrado em ciência de dados (M:DS) da FCUP. Hoje, acredito que esta foi não apenas a melhor decisão que tomei na minha carreira, mas também na minha vida!


Na FCUP e no M:DS tive a oportunidade de construir as bases sólidas em ciência de dados que eu procurava. Encontrei um Departamento de Ciência de Computadores (DCC) muito ativo e dinâmico, com várias oportunidades para participar em projetos de investigação e desenvolvimento que envolvem casos reais.

 

A oportunidade de participar nesses projetos permitiram-me acelerar as minhas aprendizagens. Durante o M:DS participei também no programa de mobilidade Erasmus+, ao abrigo do qual tive a oportunidade de ir para a Technical University of Eindhoven nos Países Baixos. No DCC e no M:DS também encontrei um conjunto de colegas altamente talentosos com diferentes backgrounds que partilham a mesma paixão por descobrir novas ideias através dos dados, com quem eu aprendi muito. Eu não poderia estar mais satisfeito uma vez que todas as minhas expectativas no M:DS, que eram altas, foram superadas."

 

Emanuel Tomé

Julho 2022