Luís Alves

Luís Alves é alumnus da FCUP, tendo completado em 2019 o Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional na Faculdade de Ciências. Este mestrado resulta da colaboração entre os Departamentos de Biologia, Química, Bioquímica, Matemática e Ciência de Computadores.

 

O Luís Alves é, atualmente, Investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e deixa-nos aqui o seu testemunho sobre o mestrado.

 

"Durante o ensino secundário adquiri um especial fascínio pela Biologia, que acabou por me levar a frequentar a licenciatura na mesma área pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Contudo, foi durante o último ano da mesma, e após contacto com algumas unidades curriculares, em particular ‘Evolução’, que despertou o interesse pessoal sobre a Bioinformática. Este, aliado ao meu antigo gosto por computação, fez com que me candidatasse ao Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional da mesma faculdade, onde acabei por ficar. Isto foi um game changer.

 

No decorrer do referido curso contactei com diversas áreas científicas que constituem os alicerces destes dois, cada vez mais relevantes, domínios integrativos e holísticos da Biologia e Medicina, incluindo programação e bases de dados, estatística, ciência de dados, algoritmos para bioinformática ou ómicas funcionais, que, enquanto investigador nas áreas da genética animal e evolução, hoje me permitem eficazmente analisar e explorar dados biológicos, assim como desenvolver soluções computacionais para o efeito.

 

O Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional excedeu as minhas expectativas iniciais, tendo terminado o curso com um profundo gosto pessoal por ambos os domínios. Para além de todo o conhecimento adquirido, na minha opinião, uma das maiores competências oferecidas aos estudantes deste mestrado é, sem dúvida, a capacidade de adaptação a novos problemas, metodologias e áreas científicas."

 


Luís Alves
Maio 2020