Galerias

DCC conquista prata no SWERC

Uma equipa com alunos e treinador do DCC conquistou este fim-de-semana (17-19 fev.) uma medalha de prata num concurso internacional de programação realizado em Milão, na Itália.

A brilhante prestação da nossa equipa ocorreu no SWERC (Southwestern Europe Regional Contest), a regional do sudoeste europeu (melhores universidades de Portugal, Espanha, Itália, França, Suiça e Israel) do ICPC (International Collegiate Programming Contest).

Com mais de 40 anos de existência, envolvendo mais de 50 mil alunos e mais de 3000 universidades, o ICPC é o maior, mais antigo e mais prestigiado concurso universitário de programação e algoritmia em todo o mundo.

Participaram neste SWERC 120 equipas oriundas 53 diferentes universidades de todo o sudoeste europeu. A nossa equipa, os "Heroes of the C", foi a melhor equipa portuguesa e conquistou o 5º lugar, que lhe deu o direito a uma medalha de prata, tendo resolvido 10 dos 12 problemas propostos (apenas menos um problema que os primeiros classificados).

Os "Heroes of the C" são constituídos pelos alunos Duarte Nóbrega (Licenciatura em Ciência de Computadores), Paulo Sousa (Mestrado em Ciência de Computadores) e Kevin Pucci (Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS), sendo o treinador o Prof. Pedro Ribeiro, do DCC. Esta equipa já tinha ganho a MIUP'2022, o concurso nacional.

Este resultado é uma continuação dos excelentes resultados de equipas do DCC nesta competição. Com efeito, desde que em 1999 as nossas equipas começaram a participar, a melhor equipa portuguesa foi do DCC em 14 dessas 24 edições do SWERC. Foram também equipas do DCC que obtiveram 8 das 10 classificações no top-8 de uma equipa portuguesa no SWERC.

Ficam novamente os nosso parabéns para a equipa!