Galerias

Ouro e Bronze para o DCC na MIUP'2022

Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) é o mais prestigiado concurso de programação nacional destinado a estudantes universitários, estando integrado no reputado International Collegiate Programming Contest (ICPC). A MIUP é um concurso por equipas (3 elementos), onde os estudantes tentam resolver os problemas propostos usando as linguagens de programação C, C++, Java e Python.

A edição deste ano da MIUP (21ª) realizou-se no dia 15 de outubro, nas instalações departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e contou com participação de 17 equipas das melhores instituições universitárias portuguesas.

Os vencedores da MIUP'2022 foram a equipa "Heroes of the C", constituída pelos estudantes Duarte Nóbrega, Paulo Sousa e Kevin Pucci. Esta equipa resolveu 10 dos 11 problemas propostos, mais 3 dos que os segundos classificados, tendo por isso mesmo conquistado a medalha de ouro. Participaram mais duas equipas do DCC, sendo que os "The Missing Semicolons" (Patrick Daniel, António Cardoso e Tomás Rodrigues) conquistaram uma medalha de bronze fruto do seu 6º lugar, e a equipa "Expressões Irregulares" (Hugo Cardante, Marco Gonçalves e João Mendes) ficou em 8º lugar. O treinador de todas as equipas foi o Prof. Pedro Ribeiro.

Podem consultar a classificação completa da MIUP'2022, bem como os enunciados dos problemas propostos.

Esta é a décima vez que equipas do DCC vencem uma MIUP (2001, 2002, 2003, 2006, 2013, 2014, 2015, 2016, 2021 e 2022), o que a torna na instituição mais bem sucedida da história do evento. As melhores equipas portuguesas irão agora representar o nosso país no SWERC, o concurso internacional do sudoeste europeu, cuja próxima edição se realizará em Milão, na Itália, e irão concorrer contra as melhores equipas de Espanha, França, Itália, Suiça, e Israel.

Estudantes das nossas equipas:

• Heroes of the C - 1º lugar (medalha de ouro, 10 problemas resolvidos)
    - Duarte Nóbrega (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)
    - Paulo Sousa (2º ano do Mestrado em Ciência de Computadores)
    - Kevin Pucci (4º ano do Mestrado Integrado em Medicina, no ICBAS, e "pupilo" do Prof. Pedro Ribeiro nas Olimpíadas enquanto aluno do Secundário)

• The Missing Semicolons - 6º lugar (4 problemas resolvidos)
    - Patrick Daniel (2º ano do Licenciatura em Ciência de Computadores)
    - António Cardoso (2º ano da Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados)
    - Tomás Rodrigues (2º ano da Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados)

• Expressões Irregulares - 8º lugar (2 problemas resolvidos)
    - Hugo Cardante (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores
    - Marco Gonçalves (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)