André Brandão, que terminou recentemente o Mestrado em Ciência de Dados na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conquistou o prémio de Best Paper na conferência Anual de Segurança e privacidade de dados e aplicativos, realizada recentemente nos Estados Unidos.
André Brandão trabalhou no desenvolvimento de técnicas que permitem de forma segura e privada prever as decisões de privacidade de utilizadores de dispositivos móveis.
“Estes métodos permitem automatizar a resposta a pedidos de permissões por parte das aplicações de smartphones com uma fiabilidade de 90%. As técnicas desenvolvidas são relevantes para evitar a resposta manual a cerca de 35 pedidos por hora, que seria a solução ótima em termos de privacidade, mas inviável em termos de usabilidade”, explica João Paulo Vilela, docente da FCUP e orientador deste trabalho de dissertação.
Um dos exemplos é a aplicação dos Hangouts, da Google, quando nos perguntam se autorizamos a visualização de mensagens.
O trabalho “Prediction of Mobile App Privacy Preferences with User Profiles via Federated Learning” foi realizado em conjunto com o investigador Ricardo Mendes, da Universidade de Coimbra.
© SICC.FCUP