Bolsas "Seeds for the Future" (Huawei) - 2ª edição

A 2ª edição do Programa de Bolsas atribuída pela gigante tecnológica chinesa premiou uma vez mais talentos da Faculdade de Ciências (FCUP), num universo de candidaturas que superou as 5300. O grande destaque vai para a percentagem de mulheres premiadas: 47%. “Uma valorização para o país”, avança Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT. Ao todo a tecnológica investiu 250 mil euros neste apoio ao ensino, elevando para meio milhão o capital investido nas duas edições no apoio a 100 estudantes.

De entre os estudantes premiados destacam-se alguns estudantes do DCC. Maria Beatriz Russo, Pedro Castro Correia, Ana Beatriz Aguiar, da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, da FCUP e da FEUP, os doutorandos Luís Filipe Gomes e Cláudio Prata Gomes do Map-i (Programa Doutoral em Informática, curso conjunto das Universidades do Minho, Aveiro e Porto – FEUP e FCUP). Entre os premiados está também Maria Ana Leite, do Mestrado em Ciência de Dados.

Sobre o “Seeds for the Future”

Lançada em dezembro de 2022, a segunda edição do Programa de Bolsas de Estudo universitárias da Huawei Portugal reuniu um total de 5306 inscrições de estudantes provenientes de todo o território nacional – cerca de 80% mais do que o número registado na primeira edição deste programa, em 2021/2022.

Um júri independente constituído por 10 personalidades analisou e selecionou os 50 jovens portugueses que vão receber este apoio financeiro.

Desenvolvido no âmbito de um memorando de entendimento entre a Associação DNS.PT (.PT) e a Huawei Portugal, o programa “Seeds for the Future” conta com um investimento anual na ordem dos 250 mil euros. A iniciativa conta com o apoio do INCoDe.2030, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e do Portugal Digital.

O valor das bolsas, que têm por base o mérito académico, é atribuído ao longo de um ano, pelo .PT. Para além do desempenho académico, a avaliação das candidaturas teve também em conta o percurso extracurricular dos estudantes.