Notícias: Prémios e Distinções

IEEE distingue dissertação do M:CC

O capítulo português da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), a maior associação de profissionais da área da tecnologia a nível mundial, distinguiu recentemente Vasco Cruz, mestre em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com o prémio IEEE Portugal Outstanding MSc Thesis Award 2022. 

 

A dissertação "Algorithms for Art Gallery Problems, orientada pela Professora Ana Paula Tomás docente no DCC- Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, centrou-se no Problema de Galeria de Arte (AGP), originado pelo facto de, hoje em dia, as salas dos novos museus não terem formas regulares, o que resulta em problemas de iluminação e de vigilância. Procurou, então, sob orientação da docente da FCUP, Ana Paula Tomás, desenvolver investigação sobre potenciais aplicações dessas abordagens para a conceção de algoritmos para variantes de AGP ou caracterização da sua complexidade computacional e combinatória. 

 

O vencedor da IEEE Portugal Outstanding MSc Thesis Award 2022, atualmente a trabalhar na empresa Critical Manufacturing, apresentou também, este mês, um artigo sobre o seu trabalho na conferência LATIN, no âmbito de uma bolsa de investigação do Centro de Matemática da Universidade do Porto e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, atribuída de março a junho deste ano. 

 

Este é mais um marco no percurso deste alumnus da FCUP. Após ter defendido a sua dissertação, Vasco Cruz foi distinguido, no início de novembro pela FCUP, como estudante do Mestrado em Ciência de Computadores com média mais elevada (20 valores). 

 

Recorde-se que, ainda enquanto estudante da FCUP, Vasco Cruz recebeu, em maio passado, uma distinção pelo poster sobre o mesmo trabalho apresentado na mostra de talentos do Departamento de Ciência de Computadores. 

 

© SICC.FCUP

Também lhe pode interessar

26/04/22

Bolsas Seeds for the Future 2.0 atribuídas pela Huawei

Estudantes do DCC recebem bolsas de mérito

21/06/22

Best Paper CODASPY'22: Conference on Data and Application Security and Privacy

Alumnus do DCC premiado em conferência internacional

20/09/22

Participação vencedora no Hackacity 2022

Estudantes do MCC e do MDS