BSidesLisbon CTF

Nos dias 29 e 30 de Novembro decorreu no ISCTE-IUL, em Lisboa, a conferência BSidesLisbon. Esta conferência é a mais conceituada na área da Segurança Informática em Portugal. É organizada pela comunidade, sem fins lucrativos, e teve a sua primeira edição em 2013. Para além de workshops, palestras e outras actividades e desafios, existe todos os anos um CTF (Capture the Flag) - uma competição na área de Segurança Informática, no qual participam as melhores equipas do país.

Este ano, a equipa xSTF, formada por alunos do DCC, conseguiu obter o primeiro lugar nesta competição. Da equipa faziam parte: André Cirne - Aluno do Mestrado em Segurança Informática (M:SI - FCUP), José Miguel Marques - Aluno da Licenciactura em Ciência de Computadores (L:CC - FCUP), José Sousa - Aluno do M:SI - FCUP e Sérgio Rodrigues - Aluno do Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (MI:ERSI - FCUP).

A equipa xSTF (Extreme Security Task Force) foi criada em 2015 no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com o apoio dos professores Luís Filipe Antunes e Manuel Eduardo Correia. A equipa é constituída por alunos de licenciatura e diversos mestrados do DCC. Para além de investigar falhas de segurança, realizar workshops e sessões de formação na Universidade, a equipa participa em concursos de hacking regularmente (CTF). Atualmente, é liderada por alunos e professores do Mestrado de Segurança Informática e está no top 100 ranking internacional e encontra-se na posição 43 no ranking de equipas académicas.

A equipa realiza sessões de treino abertas a todos os estudantes da UP às quintas-feiras, pelas 21h30 no DCC.

08/04/18

Hacker mais valioso do mundo é Mestre em Segurança Informática