DCC com medalha de bronze no SWERC'2018

Nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2018 realizou-se em Paris o Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) 2018, um concurso de programação onde durante 5h, equipas de três alunos universitários procura resolvem um conjunto de problemas focados na componente algorítmica e na sua eficiente implementação. O SWERC é uma das semi-finais europeias que serve como fase regional de seleção para a final mundial do ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC). Com mais de 40 anos de existência e contando com a participação de cerca de 50 mil estudantes de mais de 3000 universidades oriundos de mais de 100 países, o ACM ICPC é a maior, mais antiga e mais prestigiada competição de programação informática universitária do mundo.

No SWERC'2018 participam todas as principais universidades de Portugal, Espanha, Itália, França, Suiça e Israel. Na edição deste ano, um número recorde de 89 equipas oriundas de 49 diferentes instituições deslocou-se a Paris, onde tentarem resolver 11 desafiantes problemas usando as linguagem de programação C, C++, Java ou Python. A melhor equipa portuguesa foi a "FCUP 1". O responsável e treinador foi o Prof. Pedro Ribeiro do DCC, e a equipa foi constituída pelos alunos:

- Gonçalo Paredes (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)
- Ricardo Pereira (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)
- Alberto Pacheco (3º ano da Licenciatura em Matemática)

Os "FCUP 1" conseguiram uma medalha de bronze, fruto de um 12º lugar. No SWERC'2018, foram entregues 2 medalhas de ouro, 4 de prata e 8 de bronze. Esta é 5ª vez consecutiva que equipas do DCC/FCUP obtêm o melhor lugar de uma equipa portuguesa no SWERC, continuando a nossa longa e prestigiada história nos concursos de programação, Nos últimos anos, o domínio em termos nacionais das equipas do DCC no SWERC tem sido bastante pronunciado, sendo que fomos a melhor equipa portuguesa em 12 das últimas 20 edições. Portugal já conseguiu por 9 vezes lugares no Top-8, 7 das quais por equipas do DCC/FCUP.

A nossa equipa vai agora marcar presença na final mundial 2019 do ACM ICPC, naquela que será a primeira vez que esta final terá uma representação portuguesa. A grande final mundial vai ser ser organizada precisamente pela Universidade do Porto. O evento vai decorrer na Alfândega do Porto, de 31 de março a 5 de abril do próximo ano. Nessa altura, cerca de 500 estudantes de todo o mundo disputarão o cobiçado troféu, transformando o Porto na “capital mundial” da programação informática.

- Vídeo da entrega das medalhas:

- Galeria de Fotos

- Para saber mais: https://swerc.eu/

22/09/18

Maior competição de programação do mundo no Porto

DCC na organização das finais mundiais ACM-ICPC 2019

15/10/18