Cartas com Ciência

Inspirar crianças de Países Africanos de língua oficial Portuguesa (PALOP) a seguir uma carreira científica. É o que está a fazer Keila Lima, alumna do DCC-FCUP, que participa num projeto de combate às desigualdades na educação em ciência destinado a crianças e jovens entre os 11 e os 18 anos.

investigadora, atualmente a trabalhar no Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas da Faculdade de Engenharia da U.Porto, está a trocar correspondência com crianças de diferentes PALOP no âmbito da iniciativa Cartas com Ciência. Os objetivos passam por fomentar a colaboração entre os PALOP, promover a literacia científica e inspirar os mais novos a seguir uma carreira científica.

Mestre em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos pela FCUP, Keila Lima assume que a investigação acabou por aparecer "naturalmente no final do curso". "Gostei tanto que acabei por ingressar nesta carreira e pretendo partilhar essa minha experiência”, conta a alumna da FCUP.

“Por outro lado, o facto de ter beneficiado de programas específicos para os PALOP, fez com que reconhecesse a importância da existência dos mesmos, o que também fez com que queira contribuir ainda mais para a comunidade”, acrescenta. Keila Lima entrou na FCUP em 2012 ao abrigo de um protocolo existente entre a U.Porto e os PALOP.

Segundo a investigadora, a experiência, que decorre desde o final do ano passado, está a ser muito enriquecedora. “Tem sido um desafio adaptar a forma de comunicar, moldando-o à faixa etária em questão e respondendo às curiosidades que vão aparecendo”, descreve.

De Portugal para o continente africano, Keila escreve cartas sobre o seu trabalho em que está a desenvolver softwares usados em projetos de exploração do oceano.

Entretanto, para quem queira seguir o exemplo de Keila, estão já abertas as inscrições para o próximo ano letivo na página do projeto.

01/09/20

PaperWings: projeto que oferece bolsas de estudo

Iniciativa impulsionada por docente do DCC

27/11/20