Notícias: Eventos Científicos

EUGLOH Summer School

Entre os dias 6 e 10 de Julho de 2020 decorreu, em modo online,EUGLOH Summer School on Biomedical Data Processing and Global Aspects of COVID-19. Esta escola, organizada pela Universidade de Szeged na Hungria, tinha como destinatários estudantes (licenciatura, mestrado ou doutoramento), e investigadores (juniores ou séniores) de todas as faculdades das cinco universidades da EUGLOH.

A aliança EUGLOH – European University for Global Health, é uma iniciativa piloto financiada pela Comissão Europeia através do Programa Erasmus+. Esta Aliança é composta por 5 Universidades Europeias: a Universidade do Porto, a Universidade de Lund (Suécia), a Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha), a Universidade de Szeged (Hungria) e a Université Paris-Saclay (França).

O docente Pedro Ferreira do DCC-FCUP foi um dos três palestrantes da Universidade do Porto a marcar presença nesta escola. A sua palestra foi subordinada ao tema "Unsupervised Machine Learning for Gene Expression Analysis".

A escola cobriu aspectos globais da pandemia de COVID-19, incluindo os desafios médicos, modelos para a disseminação do vírus, consequências económicas e sociais. Alguns dos aspetos discutidos incluíram: a modelagem matemática do surto de COVID-19; o surto de COVID-19: semelhanças e diferenças com pandemias anteriores; modelos económicos de lockdown ideal; SARS-CoV-2 e COVID-19: perspectivas passadas, presentes e futuras; aspectos epidemiológicos: recolha e interpretação de dados, teste e rastreamento de população, concepção e design (ilustrado por um estudo atual sobre o coronavírus alemão).

A escola pretendeu desenvolver skills em áreas como:

- recolha (biomédica) de dados, processamento e análise de sinal;
- inteligência artificial e machine learning: processamento de linguagem natural, análise de imagem biológica, análise de expressão genética;
- aplicações de processamento de imagem;
- ciência e gestão de dados de saúde;
- sistemas de suporte à decisão;
- divulgação de resultados científicos.