WWDC Swift Student Challenge da Apple

Tomás Mamede, estudante do terceiro ano da Licenciatura em Ciência de Computadores do DCC-FCUP, foi um dos 350 estudantes a nível mundial que venceu o WWDC Swift Student Challenge da Apple.

A WWDC (Worldwide Developers Conference) é a conferência de software anual organizada em São Francisco pela Apple, onde a empresa apresenta as novas versões do iOS, iPadOS, macOS, watchOS, tvOS e atualiza e apresenta novas frameworks. Para além disso, em alguns anos também apresenta novo hardware. No primeiro dia é realizada a famosa Keynote e durante a semana existem palestras diárias sobre software. Os participantes podem marcar reuniões com engenheiros da Apple para esclarecer dúvidas e explorar novas tecnologias através de sessões 1-para-1. Para além disso, no último dia da conferência há a Bash um concerto que todos os anos leva uma banda de rock famosa aos palcos da WWDC.

Anualmente, milhares de programadores em todo o mundo que querem participar na conferência inscrevem-se numa lotaria em que os bilhetes são sorteados. Mas apenas cerca de 5 mil são selecionados. Para os estudantes do ensino universitário e secundário a Apple lança um desafio de programação em que o objetivo é desenvolver uma cena interativa para ganhar uma bolsa de estudo. Esta bolsa inclui a entrada para a conferência, um casaco oficial, pins exclusivos para estudantes, estadia em São Francisco durante 5 noites e poderá também incluir voos de ida e volta.

"Este ano devido à pandemia de Covid-19 a parte da viagem fica de fora. Mas a Apple tenciona convidar os vencedores deste ano para ir no próximo ano. Foi por isso que não aumentaram o número de selecionados. Espero que a ida a São Francisco se venha a concretizar", diz o aluno do DCC.

Neste desafio os estudantes devem utilizar o software Swift Playgrounds do IDE Xcode, e combinar várias frameworks Apple, como por exemplo, UIKit, SpriteKit, ARKit e SwiftUI da forma mais criativa possível. A partir do momento em que o desafio foi lançado, os estudantes tiveram 10 dias para criar algo que pode ser visto como uma aplicação que deve poder ser explorada pelo júri em menos de 3 minutos. O tema é escolhido pelos estudantes e pode ir desde explicação de conceitos de física, a desporto ou até procurar sensibilizar as pessoas para problemas como o aquecimento global.

"No meu caso, como era o primeiro ano que participava decidi criar algo para me apresentar. Escolhi fazer um jogo da forca em que cada palavra dizia algo sobre mim. Combinei animações, sons e transições para tornar o meu Playground o mais interativo possível. Para além disso, ao longo do jogo da forca tinha botões 'Next' e 'Continue'. Dei-lhes uma cor diferente a todos e quando combinados formam uma sequência que desbloqueia a minha frase favorita.", explica Tomás.

Para além da parte de programação, os estudantes têm também de elaborar textos onde devem ser capazes de explicar as tecnologias utilizadas e mostrar a sua motivação e paixão por programação e pela área de Ciência de Computadores. Os estudantes podem também mencionar aplicações desenvolvidas por si que tenham estado na App Store.

"Eu já tive uma aplicação na App Store que desenvolvi nas férias de verão depois de terminar o primeiro ano da licenciatura. Foi, certamente, um fator que jogou a meu favor. Para além disso, acho que a Apple valoriza realmente os textos dos estudantes e que os lê. É uma empresa que sempre tentou conectar ao máximo a Tecnologia com as Humanidades e querem conhecer realmente as pessoas. Por isso empenhei-me bastante na escrita.", explica Tomás.

Apesar de ser um ano diferente este é um sonho realizado para o Tomás. A Apple certamente tem imensas surpresas preparadas para a semana de 22 de junho e, ainda que online, o Tomás pretende tirar o máximo partido desta oportunidade.

"Uma das melhores coisas deste evento é conhecer pessoas e estudantes dos quatro cantos do mundo. Infelizmente, este ano isso não irá acontecer presencialmente. Para além disso, não terei contacto com as equipas de recrutamento da Apple que neste evento apostam em estabelecer contacto com os estudantes universitários. Empresas como Apple e Google, por exemplo, procuram estudantes que que se distingam da multidão. Acredito que este prémio é um fator diferenciador e que consegui ser notado. Estou mesmo muito contente.”, conclui o Tomás.

Um vídeo com a aplicação desenvolvida pelo Tomás pode ser visualizado aqui.

05/11/18

Equipa do DCC vence Battle of Universities

Competição organizado pela OutSystems

10/08/19