n3wstr4ck - Mitigação da Propagação de Fake News

Entre os dias 24 e 26 de abril, uma equipa DCC (FCUP) participou na Hackathon EUvsVirus, uma iniciativa da Comissão Europeia, cujo objetivo passou por conseguir reunir participantes de toda a Europa, numa maratona de programação de 72 horas para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o combate à Covid-19. Esta hackathon contou com mais de 20 mil pessoas de toda a União europeia participaram, com 2.150 soluções apresentadas em áreas como saúde e vida (898), continuidade de negócios (381), trabalho e educação remotos (270), coesão social e política (452), finanças digitais (75) e outros desafios (83).

Vivendo-se uma época controversa, onde informação e desinformação se aglutinam, a equipa do DCC (FCUP) resolveu criar, online, a aplicação n3wstr4ck para combater as fake news, tendo em conta os perigos que daí advêm. Com esta solução, a equipa composta por André Cirne, Inês Martins, João Resende e Patrícia Sousa, alcançou o 5º lugar entre os 67 finalistas do tópico “Mitigação da Propagação de Fake News” na área de coesão social e política.  A aplicação consiste numa extensão para o browser que funciona como uma espécie de assistente pessoal. Ela não só conta o número de notícias que o utilizador lê, como as avalia e classifica, de acordo com a legitimidade e tópico, com base em algoritmos de machine learning.

“A aplicação proporciona ao utilizador um feedback visual instantâneo, através da classificação das notícias, sem comprometer a normal utilização do browser. Como um indicador de saúde mental, a aplicação indica o número de artigos lidos por dia, assim como um conjunto de estatísticas relevantes.”, explica o estudante do Doutoramento em Informática e docente do DCC (FCUP), João Resende.

Outra característica desta solução é “permitir que o próprio utilizador conceda o seu juízo de valor sobre a essência da notícia, quer ela não corresponda às suas expectativas ou suspeite de fraude”, conta Inês Martins, estudante do Mestrado em Data Science. “Desta forma, terá um papel ativo, tornando a experiência orientada à sua utilização.” “Consideramos que é importante haver um foco principal nas comunicações feitas por autoridades oficiais e controlar o número de notícias que lemos por dia”, defende.

Estão também ligados internamente a este trabalho a estudante de Doutoramento em Informática e docente do DCC (FCUP), Patrícia Sousa, e André Cirne, estudante do Mestrado em Segurança Informática.

13/04/20

Adyta.Phone: app para um teletrabalho mais seguro

Docente e Alumini do DCC na equipa de desenvolvimento.

26/04/20

O cibercrime durante a pandemia Covid-19