Notícias: Prémios e Distinções

OpenCV AI Competition 2021

Hélder Oliveira, docente no DCC e investigador do INESC TEC, integra uma das equipas vencedoras da primeira fase e selecionadas para a segunda fase da OpenCV AI Competition 2021, a maior competição do mundo em inteligência artificial e visão computacional, patrocinada pela Microsoft Azure e Intel.
 
Os investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC, João Monteiro, Hélder Oliveira e Luís Teixeira , bem como o cirurgião do Centro Hospitalar do S.João, André Magalhães, concorreram na categoria Saúde e Fitness, apresentaram-se em equipa como Brighter Eyes Lynxes, e propuseram um goniómetro gamificado para avaliação clínica de postura (corpusLabe).

Com prémios que somam 400 mil dólares, a competição deste ano foca-se em soluções para resolver problemas do mundo real usando inteligência artificial e visão computacional.
 
Esta competição acontece no ano em que a OpenCV – Open Source Computer Vision Library, biblioteca de software de visão computacional e machine learning de código aberto, celebra o seu 20º aniversário. A OpenCV tem mais de 47 mil utilizadores no mundo e o número estimado de downloads é superior a 18 milhões.
 
Por vencerem a primeira fase da competição, as equipas já ganharam câmaras inteligentes OAK-D, com inferência neural e capacidade de processamento de profundidade a bordo. Até ao dia 11 de julho, as equipas que passaram à segunda fase terão de finalizar os seus projetos. Ficarão assim habilitadas aos Regional Prizes (três vencedores por cada região), que serão anunciados no dia 26 de julho, e também aos Global Grand Prizes, atribuídos aos melhores projetos em todas as regiões, anunciados no dia 9 de agosto. 

Também lhe pode interessar

15/11/18

RECPAD 2019

Conferência será organizada pela 1ª vez no DCC

03/08/20

Método pioneiro que usa IA para identificação de aves

Docente e aluna do DCC fizeram parte do estudo

18/11/20

Projeto THOR: IA no diagnóstico da Covid-19

Docente DCC integra projeto financiado no concurso AI 4 COVID-19