SWERC 2020-2021: semi-final europeia para as finais mundias

Nos dias 6 e 7 de março decorre mais uma edição do Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) 2020-2021, uma das semi-finais europeias que serve como fase regional de seleção para a final mundial do ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), a principal competição de programação global conduzida por e para as universidades do todo o mundo.

O SWERC é um concurso de programação de 5 horas para equipas de três alunos, com foco na resolução problemas centrados na componente algorítmica e na sua implementação eficiente. Está aberto a equipas de França, Israel, Itália, Portugal, Espanha e Suíça. As equipas vencedoras do SWERC avançam para as Finais Mundiais do ICPC, onde irão competir com equipas de todo o mundo.

Este ano a edição do SWERC é organizada pelo Instituto Politécnico de Paris e decorrerá de forma online. Nesta edição, estarão a competir 11 equipas portuguesas, sendo:

- 2 da FCUP:  "Pucci Gang" (Kevin Pucci, Gustavo Alves e Pedro Fernandes) e "IOI Friends" (Duarte Nóbrega, Ricardo Pereira e Vasco Cruz);
  - 1 da FEUP: "Rated C++";
  - 3 da UBI:  "UBInary", "UBIquo", "ubits";
  - 2 da UCoimbra: "0xC0FFEE++", "Enigma";
  - 1 da U Lisboa: "Foras da Lei"
  - 2 do IST:  "Estava a ver que Navinhas" e "WhileTruePass".

Pedro Ribeiro, docente do DCC-FCUP é, mais uma vez, o treinador das equipas da FCUP.  Ana Paula Tomás e José Paulo Leal, ambos docentes do DCC-FCUP, fazem parte da organização.
Fernando Silva, vice-reitor da Universidade do Porto e docente do DCC-FCUP, integra o Steering Committee.

O DCC já organizou a prova regional europeia do sudoeste europeu (SWERC) por 5 vezes, em 2001, 2002, 2014, 2015, e 2016. Desde 1999, equipas do DCC têm participado no SWERC  e foram, por várias vezes, as mais bem classificadas a nível nacional.

Com mais de 40 anos de existência, o ICPC é a principal competição de programação a nível mundial e pretende estimular a criatividade, o trabalho em equipa e a inovação na construção de novos programas de software, permitindo que os alunos testem sua capacidade de desempenho sob pressão.

Em 2020, 58.963 estudantes de informática provenientes de 3.406 universidades de 115 países competiram nas fases regionais deste concurso. Nas finais em Moscovo, participaram cerca de 135 equipas. Em 2019, nas fases regionais competiram 50.000 estudantes de informática provenientes de mais de 3.000 universidades de 111 países. As finais foram organizadas pela Universidade do Porto contando, igualmente, com a participação de 135 equipas.

Toda a informação sobre o SWERC 2020-2021 pode ser consultada aqui com transmissão no YouTube.

A prova realiza-se dia 7 de março de 2021, das 8:00 às 13:00.

Boa sorte a todas as equipas!

22/09/18

Maior competição de programação do mundo no Porto

DCC na organização das finais mundiais ACM-ICPC 2019

04/12/18