Notícias: Prémios e Distinções

Participação vencedora no Hackacity 2022

Hackacity, um hackathon direcionado a todos os entusiastas da ciência de dados, realizou-se no Porto, no passado dia 9 de setembro, e contou com o envolvimento e a participação ativa e vencedora do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Depois de ter sido interrompido pela pandemia da COVID-19, o Hackacity 2022 marcou o regresso ao Porto, onde contou, uma vez mais, com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Digital como promotores da iniciativa. Nesta edição foi possível participar individualmente ou em equipa, mantendo como objetivo criar diferentes oportunidades únicas, utilizando a ciência de dados, para desenvolver soluções que têm impacto na comunidade.

O evento contou com a participação de 30 equipas, num total de mais de 120 participantes e 70 cientistas de dados de diversas empresas e universidades.

Nas equipas vencedoras deste evento, que aconteceu no Estádio do Dragão, estavam incluídos estudantes da FCUP. Sofia Malpique, do Mestrado em Ciência de Computadores, integrou a equipa que recebeu o Data Quality Award, e um alumnus do DCC - FCUP, Vítor Bernardes (Mestrado em Ciência de Dados) integrou a equipa que venceu o 1º prémio.

No Hackacity,  tiveram também uma participação ativa docentes da FCUP, como Rita P. Ribeiro na equipa de mentores, e Inês Dutra que integrou o júri.

De recordar que, já em 2019, o evento contou com a participação e apoio da FCUP. Na altura, o Hackacity registou um total de 143 participantes, divididos por 30 equipas. Os participantes vieram de 24 empresas, quatro centros de investigação e sete instituições de ensino superior, sendo maioritariamente cientistas de dados e engenheiros de software, mas também estudantes de outras áreas científicas, numa interessante combinação de experiência empresarial e académica.

Saiba mais informação sobre o evento na página do Hackacity.