Projeto THOR: IA no diagnóstico da Covid-19

Miguel Coimbra, docente do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), integra uma equipa de investigadores que vai testar a utilização de inteligência artificial (IA) no diagnóstico da covid-19, analisando ultrassonografias ao tórax com recurso a técnicas de visão por computador.

Este é o objetivo do projeto THOR (Avaliação Torácica Assistida por Computador usando Point-of-Care Ultrasound - POCUS), um dos 12 projetos financiados pelo concurso “AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias – 2020”, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A ecografia pulmonar permite um diagnóstico e monitorização rápidos nos casos em que não seja conveniente a realização de outros exames. A utilização de ultrassonografias ao tórax (POCUS) é particularmente interessante no contexto da COVID-19 já que o sistema de ultrassom é portátil e possibilita uma utilização conveniente, permitindo o diagnóstico da pneumonia viral associada à maioria dos casos graves através da identificação do espessamento pleural e da presença de padrões característicos das linhas B (linhas horizontais na periferia do pulmão).

“No entanto, o uso generalizado desta técnica encontra-se limitado pela complexidade operacional de um exame de ultrassom. O correto posicionamento da sonda e a avaliação da imagem são duas tarefas interligadas e complexas, que requerem conhecimento especializado e formação diferenciada por forma a serem utilizadas de forma eficaz.”, explica Miguel Coimbra, que é também investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). “Esta questão cria assim uma oportunidade para explorar o potencial da IA, mais concretamente na visão computacional como um potenciador para a utilização do POCUS de forma massiva. E se pudéssemos guiar de forma automática um utilizador inexperiente no correto posicionamento da sonda de POCUS no diagnóstico e avaliação da COVID-19 e sugerir um diagnóstico assistido por computador (DAC) imediato?”, acrescenta o investigador.

O protótipo será instalado no Hospital Garcia da Horta, que já utiliza as ultrassonografias no estudo de doentes com COVID-19 para efeitos de investigação clínica.

Este projeto é uma colaboração multidisciplinar entre o INESC TEC (visão computacional), o Hospital Garcia da Horta (medicina), a FC.ID (visão computacional) e a Nevarotech (interoperabilidade, prototipagem e transferência de tecnologia).

[Notícia FCUP →]

07/06/20

Fake News durante a pandemia Covid-19

DCC no projeto de deteção de Fake News