Notícias: Prémios e Distinções

SOFSEM 2020

No passado dia 24 de Janeiro, Nelma Moreira e Rogério Reis, docentes do DCC, receberam o prémio de "Best Paper Award" na conferência SOFSEM 2020 com o paper: “On the Average State Complexity of Partial Derivative Transducers” escrito em co-autoria com Stavros Konstantinidis e António Machiavelo, docente do Departamento de Matemática da FCUP.
 
O SOFSEM 2020 (46th International Conference on Current Trends in Theory and Practice of Computer Science) realizou-se em Limassol, Chipre de 20 a 24 de Janeiro de 2020. É  uma conferência anual de Inverno que tem como objectivo  incentivar a cooperação entre a academia e a indústria, tendo tido a sua  primeira edição em 1974 como um SEMinário de SOFtware 
 
Sendo uma conferência organizada em sessões paralelas, a edição deste ano para além da sessão de fundamentos de Ciência de Computadores   incluiu sessões de fundamentos de Engenharia de Software,  de  Ciência de Dados e Engenharia e de Algoritmos em Biologia Computacional.
 
O Prémio “Best Paper Award” é patrocinado pela Springer.
 
O  artigo continua trabalhos  recentes pelos autores e outros colaboradores onde se utiliza a combinatória analítica para estimar o valor médio de diversas medidas de complexidade de operações sobre modelos de computação e que tem como objectivo estimar os recursos computacionais necessários em diversas aplicações práticas.
 
A combinatória analítica permite relacionar objectos combinatórios com as propriedades algébricas das funções geradoras vistas como funções analíticas. O método que tem vindo a ser desenvolvido destaca-se por permitir obter estimativas assintóticas em situações em que as  funções geradoras são apenas definidas implicitamente como curvas algébricas.

Também lhe pode interessar

16/11/19

Prémio SPGH 2019

Docente do DCC premiado pela Sociedade Portuguesa de Genética

28/11/19

BSidesLisbon CTF 2019

Equipa xSTF do DCC vence, novamente, a competição

08/01/20

App meuParlamento reconhecida nos World Summit Awards 2019

Docente e Alumnus do DCC na equipa de criação da App