No passado dia 24 de Janeiro, Nelma Moreira e Rogério Reis, docentes do DCC, receberam o prémio de "Best Paper Award" na conferência SOFSEM 2020 com o paper: “On the Average State Complexity of Partial Derivative Transducers” escrito em co-autoria com Stavros Konstantinidis e António Machiavelo, docente do Departamento de Matemática da FCUP.
O SOFSEM 2020 (46th International Conference on Current Trends in Theory and Practice of Computer Science) realizou-se em Limassol, Chipre de 20 a 24 de Janeiro de 2020. É uma conferência anual de Inverno que tem como objectivo incentivar a cooperação entre a academia e a indústria, tendo tido a sua primeira edição em 1974 como um SEMinário de SOFtware
Sendo uma conferência organizada em sessões paralelas, a edição deste ano para além da sessão de fundamentos de Ciência de Computadores incluiu sessões de fundamentos de Engenharia de Software, de Ciência de Dados e Engenharia e de Algoritmos em Biologia Computacional.
O Prémio “Best Paper Award” é patrocinado pela Springer.
O artigo continua trabalhos recentes pelos autores e outros colaboradores onde se utiliza a combinatória analítica para estimar o valor médio de diversas medidas de complexidade de operações sobre modelos de computação e que tem como objectivo estimar os recursos computacionais necessários em diversas aplicações práticas.
A combinatória analítica permite relacionar objectos combinatórios com as propriedades algébricas das funções geradoras vistas como funções analíticas. O método que tem vindo a ser desenvolvido destaca-se por permitir obter estimativas assintóticas em situações em que as funções geradoras são apenas definidas implicitamente como curvas algébricas.