Notícias: Prémios e Distinções

App meuParlamento reconhecida nos World Summit Awards 2019

A aplicação meuParlamento,  desenvolvida pelos investigadores ligados ao LIAAD - INESC TEC, Nuno Moniz, Professor Convidado no DCC, e Arian Pasquali, alumnus do DCC e, também, Tomás Amaro, Full-stack Developer na Hostelworld, foi reconhecida no passado mês de Dezembro na edição de 2019 dos World Summit Awards. Os prémios World Summit Awards são uma iniciativa do International Center for New Media, em associação com as Nações Unidas e apoiada pela União Europeia, para demonstrar a riqueza e diversidade de iniciativas digitais com impacto societal.
 

Esta aplicação surgiu como resposta ao desafio lançado pelo Arquivo.pt para estimular a utilização da informação preservada neste acervo. Em traços gerais, esta aplicação desafia os utilizadores a vestirem a pele de um membro do Parlamento e a votarem em 10 propostas legislativas apresentadas no Parlamento Português desde 2011. No final, ficam a conhecer quais os partidos que votaram de maneira semelhante. Numa era mediática marcada pelas fake news e pelas verdades paralelas, esta ideia de criar uma aplicação que aproximasse os cidadãos das decisões tomadas no Parlamento reuniu as preferências do júri e recebeu, na altura, o 1º prémio Arquivo.pt 2019.
 

Recentemente, foi novamente reconhecida mas, desta vez, pelos World Summit Awards. Todos os vencedores terão oportunidade de apresentar as respectivas inovações e receber os galardões no congresso global dos World Summit Awards, no próximo mês de Março, em Viena. Além da app MeuParlamento, destacam-se outros projetos como a ferramenta que ajuda pessoas cegas a usar smartphones.

Também lhe pode interessar

24/09/19

Didimo obtém financiamento ao abrigo do programa SME Instrument

Startup criada por docente do DCC recebe apoio comunitário

16/11/19

Prémio SPGH 2019

Docente do DCC premiado pela Sociedade Portuguesa de Genética

28/11/19

BSidesLisbon CTF 2019

Equipa xSTF do DCC vence, novamente, a competição