Notícias: Notícia

Univ. Norueguesa do Ártico (UiT)

A FCUP recebeu no passado dia 21 de abril a comitiva internacional da Universidade Noruguesa do Ártico.

O objetivo foi estabelecer colaborações na área de Ciência de Computadores aplicadas às áreas de desporto e do mar, com ênfase na ciência de dados, segurança informática e redes e trouxe a Portugal elementos da Universidade Norueguesa do Ártico (UiT), instituição que agora integra o consórcio European University Alliance for Global Health (EUGLOH).


Na sequência desta visita, no dia 21 de abril, o Departamento de Ciência de Computadores da FCUP abriu as portas a uma comitva de professores desta universidade para ficarem a conhecer a investigação do departamento. Numa apresentação coordenada pelo docente Fernando Silva, participaram mais cinco professores do DCC: Alípio Jorge, João Paulo Vilela, Rolando Martins, Miguel Coimbra e Pedro Ferreira. 

Da parte da Universidade Norueguesa do Ártico estiveram presentes os professores e investigadores Håvard DagenborgPål Halvorsen e Svein Arne Pettersen, de ciência de computadores e ciências do desporto, respetivamente. 

A proposta para esta visita surgiu da Vice-Reitora para o Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico, Joana Resende. Antes da FCUP, a comitiva da Universidade Norueguesa do Ártico visitou a Faculdade de Engenharia e a UPTEC. 




Sobre a UiT

É a terceira maior universidade da Noruega e está localizada na cidade de Tromsø, no extremo norte deste país, acima do círculo polar ártico. Foi fundada em 1968. 

 

© SICC.FCUP