Inês Martins

Em 2018, a Inês Martins completou o 1º ciclo do Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos no DCC-FCUP.

 

Atualmente, é aluna da 1ª edição do Mestrado em Ciência de Dados (Data Science), também no DCC-FCUP, estando a realizar a sua dissertação sob o tema "Deteção de anomalias em cibersegurança".
 

É sobre o Mestrado em Ciência  de Dados que ela deixa aqui o seu testemunho.

 

"Antes de entrar na faculdade, nunca fiz parte dos alunos que, desde que se lembram, sabiam o que “queriam ser quando fossem grandes”, ou qual o curso para o qual trabalhavam. Lembro-me de ver na ciência e na matemática, a possibilidade de descrever factos e explicar atos. Era esta a filosofia para a qual eu trabalhava.

 

Foi na licenciatura que descobri o mundo da ciência de dados. Pouca sabia dele, muito menos do seu nome. Fui, pouco a pouco, contactando com uma e outra área das que me apaixonavam até que descobri que, juntas tinham o nome Ciências de Dados. Logo, quando surgiram as primeiras notícias sobre o mestrado, a escolha foi evidente.

 

Quando entrei no mestrado, esperava ver uma forte aliança entre a matemática, nomeadamente a estatística, e a ciência de computadores. Definitivamente, o curso respondeu às minhas expectativas. O mestrado conseguiu, auxiliado por um conjunto de docentes especializados nos temas que lecionam, trabalhar os nossos instintos para sermos capazes de lidar com qualquer tipo de dados, em contextos variados, sempre motivados pela descoberta de novas oportunidades. Toda a componente teórica, sempre aliada a exemplos reais, deram-nos outra visão e a capacidade de trabalhar em qualquer setor.

 

Enquanto ciência, para além de nos abrir portas a um mundo movido a dados, forneceu-nos as ferramentas essenciais para que as possamos criar se as circunstâncias assim o exigirem. Agora sim, já sei o que quero ser quando for grande!"

 

Inês Martins
Maio 2020