João Barbosa

Em 2014, o João Barbosa licenciou-se em Física com formação complementar (minor) em Informática na FCUP.

 

Depois, prosseguiu estudos no Mestrado em Ciência de Computadores na área de especialização em Computação Confiável.

 

Atualmente, é aluno do Programa Doutoral em Ciência de Computadores e Assistente Convidado no DCC.

 


É sobre o Mestrado em Ciência de Computadores, que terminou em 2016, que ele deixa aqui o seu testemunho.

 


"Quando terminei a minha Licenciatura em Física, decidi escolher o Mestrado em Ciência dos Computadores, porque tinha tido alguma disciplinas de informática que me despertaram o interesse na área. Como o meu percurso tinha incluído pouco de informática, achei que poderia não estar preparado para as cadeiras que ia ter, possivelmente porque me faltariam muitas das bases, mas a verdade é que acabei por me integrar muito bem no curso. Sempre que uma aula envolvia assuntos que não conhecia, os professores deram apontadores para livros, artigos, ou até apresentações de diapositivos, onde poderia rapidamente pôr-me a par do que precisava para compreender os assuntos das aulas.


Acho que o facto de haver um percurso criado por nós, tendo em conta que a maioria das cadeiras são opcionais, nos dá a liberdade para nos apercebermos do que achamos mais interessante e no que estamos mais confortáveis, e direcionar o curso na direção certa para nós. Ao pôr nas mãos dos alunos a construção do currículo do seu mestrado, dá-se a opção duma vertente mais prática e de implementação, ou uma vertente mais teórica e de investigação.

 

O apoio por parte dos docentes também se revelou fulcral para não só ser bem sucedido no curso, mas também para me darem a conhecer tópicos adicionais e incentivarem à investigação, que se revelou ser uma paixão minha e o que acabei por fazer por vários anos."

 

João Barbosa

Maio 2020