A Liliana Sousa é uma muito bem sucedida alumnus do DCC, onde fez a Licenciatura em Ciência de Computadores. Tem um percurso cimentado na área mobile, onde focou a sua carreira, e passou já por várias empresas como a Rocket Internet (uma incubadora, uma startup studio com mais de 33,000 trabalhadores em todo o mundo) ou a Jumia (um dos grupos que lideram a área da internet em África, com mais de 3000 trabalhadores em 20 diferentes países). Neste momento está na Blip, uma empresa que cria aplicações web, com mais de 2,5 mil milhões de chamadas à API a serem servidas a cada segundo por milhões de pessoas em todo o mundo.
Obrigado Liliana por teres aceite o nosso convite para falar um pouco sobre ti e sobre a tua passagem pelo DCC!
- Podes dar-nos um pouco de informação básica sobre ti? Por exemplo de onde és ou em que escolas andaste antes de vires para o DCC? Que curso fizeste no DCC e quando?
"Com uma irmã na mesma área, depois de ter contacto diário com um ZX Spectrum e um 486 em casa, percebi desde cedo que informática seria o caminho a seguir. No 10º ano escolhi a vertente técnico profissional de informática na Escola Secundária da Maia e depois do secundário terminado, e como não gostava de Física, escolhi candidatar-me a CC, na FCUP. Entrei em 2000 e, como a vida era boa, concluí o curso em 5 anos em vez dos 4 supostos."
- Podes contar-nos como a tua passagem pelo DCC contribuiu para o teu desenvolvimento não só do ponto de vista científico, mas também como pessoa? Do que mais gostaste no DCC e no teu curso? Quais são na tua visão os pontos fortes do Departamento que destacarias? Que memórias guardas?
"Sobre CC e o DCC, adorei o facto de termos pcs com linux, adorei a componente de lógica computacional e detestei os integrais duplos. Gostei muito de podermos escolher disciplinas nas vertentes em que tínhamos mais interesse e de o estagio curricular ser feito numa empresa em ambiente de trabalho real. Como em todos os cursos, existiam disciplinas mais interessantes que outras e professores mais compreensivos que outros mas acima de tudo adorei o espírito de entreajuda dos alunos, especialmente quando tínhamos trabalhos fossem de grupo ou individuais. E claro, nunca esquecerei os saraus de ciências nem os Lá Lá Pito :) Em 2005 realizei o meu estágio numa pequena empresa na Maia chamada K2C e cujo cliente principal era a Optimus, da Sonaecom. No estagio fiz um projecto chamado OCIGen, um gerador de código C com métodos de Oracle Call Interface, todo escrito em Perl. Todo o desenvolvimento era de baixo nível, feito em C, Perl e KSH e tudo em ambiente Linux. Foi aqui que esqueci o emacs e me apaixonei pelo vim :) e onde pude por em prática muito conceitos e conhecimentos que obtive durante o curso. Mas, acima de tudo, consegui aperceber-me que o curso não nos ensina linguagens de programação mas sim toda a base de lógica e raciocínio que podemos adaptar facilmente a qualquer linguagem de programação."
- Podes contar-nos um pouco do que tens feito desde que saiste do DCC? Em que empresa estás a trabalhar actualmente e em que funções? Como foi o teu percurso até chegares aqui?
"Fiquei na K2C durante 7 anos. Durante este percurso tive alguma componente de gestão também e no último ano comecei a programar para iOS, em ObjC. Em 2011 saí e entrei na Rocket Internet como iOS team leader. A Rocket estava numa fase inicial de desenvolvimento de aplicações móveis para todas a suas ventures, em todo o mundo. Foram tempos de muito trabalho mas muito compensador. Aqui aprendi que a equipa com que trabalhamos é o mais importante de tudo. Após um ano fiquei a gerir o departamento de desenvolvimento mobile e comecei a interessar-me mais e a estudar Android. Apaixonei-me por material design e aprofundei bastante a parte de análise de dados de utilização das aplicações (tracking tools) e todo o processo de deliver de aplicações tanto para iOS como para Android. Em 2016 decidi partir para outro desafio e desde então sou Delivery Manager da equipa mobile na Blip."
- Mais alguma coisa que gostasses de acrescentar. Por exemplo, algo sobre a tua posiçao ou desafios atuais, ou um conselho para aqueles que possam estar agora a ingressar no ensino superior?
"Neste momento a minha paixão é mobile e desenvolvimento de equipas. Sou uma líder por exemplo e não consigo imaginar outro tipo de líder. Tento manter-me actualizada na área técnica em que a minha equipa trabalha, sinto as dores e os sucesso de cada membro da equipa, incentivo um clima de confiança onde o feedback honesto e imediato seja positivo. E é isto que me faz acordar todos os dias, trabalhar com uma equipa em quem confio, manter-me actualizada a nível tecnológico e trabalhar num produto em que acredito!"
(18 de Junho de 2018)