”Formal and Verifiable Systems Engineering Research”

No próximo dia 17 de Junho pelas 15h30 na sala FC6-0.29 no DCC, o Prof. William Edmonson irá dar uma palestra intitulada ”Formal and Verifiable Systems Engineering Research”.

William W. Edmonson doutorou-se em Electrical and Computer Engineering pela North Carolina (NC) State University em 1990. Atualmente é professor no departamento de Electrical and Computer Engineering da NC A&T State University. É também diretor do Small Satellite Systems Research Center da NC A&T State University cuja investigação se concentra no avanço das capacidades, funcionalidade e âmbito das missões para pequenos satélites, particularmente nas áreas de comunicação inter-satélite e engenharia de sistemas verificáveis. O objetivo é permitir que esses satélites operem, de forma confiável e autónoma, em observações terrestres ou em missões no espaço profundo com pouca ou nenhuma interação humana. Os esforços de investigação do Centro concentram-se no desenvolvimento de sistemas e subsistemas de satélite e no desenvolvimento de metodologias, processos e ferramentas de engenharia de sistemas otimizados para sistemas espaciais flexíveis e reconfiguráveis, com o objetivo de fornecer um ciclo de vida de projeto, construção e lançamento de satélites pequenos e confiáveis reduzido. Outros interesses de investigação centram-se nas áreas de otimização global para aplicações de processamento/controlo de sinal digital usando métodos de análise de intervalo, inteligência computacional e métodos de otimização de aproximação estocástica. É  um membro sénior do IEEE e membro do IEEE P1788 Standards Committee on Interval Arithmetic. É também membro da AIAA e Technical Chair do AIAA Small Satellite Technical Committee. De 2010 a 2019 foi Langley Professor no National Institute of Aerospace e, de 2008 a 2009, esteve numa atribuição IPA na NASA-Langley como engenheiro de sistemas chefe para instrumentos de ocultação de rádio GPS.  Atualmente, colabora com universidades da Grã-Bretanha, Gana, África do Sul, Espanha, Nigéria e Portugal no desenvolvimento de capacidades técnicas de recursos humanos e na investigação sobre o desenvolvimento de pequenos satélites.

A palestra é organizada pelo DCC-FCUP e pelo grupo de investigação CRACS-INESCTEC e é aberta a todos os interessados.

Título:
”Formal and Verifiable Systems Engineering Research”

Sumário:
This talk will provide an overview of the research being performed at the Small Satellite Systems Research Center (S3RC) at NC A&T State University in the area of model-based systems engineering. The main application of this research is in the development of systems engineering process for small satellites of less than 180 kg. The objective is to enable these satellites to operate reliably and autonomously for earth observations or deep-space missions. To achieve this requires a design process that can provides a verifiable correct design. This presentation will discuss my research on developing a MBSE process that provides this verifiable correct-through-construction design that integrates formal methods into the process. We define this process as the Verifiable Design Process (VDP) for which category theory has been used to prove that the process is formal and verifiable. Computational category theory will be used to implement the modeling and simulation segment. We will also discuss a multi-vehicle observation system for sensing of the oceans.

17/05/19

”A tour of ActivityPub - getting to know the Modern Fediverse”

Diogo Cordeiro dá palestra no DCC

22/05/19