"Foundations and applications of adaptive learning methodologies"

No próximo dia 30 de Novembro pelas 11h30 na sala FC6-1.46 do DCC, a Prof. Herna Viktor irá dar uma palestra intitulada "Foundations and applications of adaptive learning methodologies".

Herna Viktor é Professora Catedrática na School of Electrical Engineering and Computer Science (EECS) da Universidade de Ottawa e diretora do grupo de Inteligência Artificial Aplicada da mesma universidade. A sua investigação foca-se na descoberta de conhecimento a partir de dados, com ênfase em algoritmos avançados de machine learning para extrair um significado semântico do Big Data. Ela é a autora de mais de 150 artigos de revistas, artigos de conferência e capítulos de livros. Os resultados finais da sua investigação foram aplicados em vários e diversos domínios, incluindo o estudo de pacientes pediátricos com anemia, em colaboração com o Hospital for Sick Children, em Toronto; exploração do discurso em meios de comunicação social no debate sobre as areias betuminosas de Alberta; sentiment analysis e opinion mining em eleições; e, mais recentemente, um estudo sobre a saúde oral dos canadianos.

A palestra é organizada pelo DCC-FCUP e pelo grupo de investigação LIAAD-INESCTEC e é aberta a todos os interessados.

Título:

"Foundations and applications of adaptive learning methodologies"

Sumário:

Data streams are ubiquitous in society, and extracting accurate and timely knowledge from these repositories is one of the most significant challenges that we face today. Indeed, in an increasingly fast-paced world, many of today’s pressing problems present themselves in the form of ubiquitous streams. Learning in such evolving domains presents many challenging and interrelated problems, due to the change in data distributions and feature importance over time, as well as the added complexities when learning in the presence of emerging concepts and highly skewed data. Applications are numerous and include detecting intrusion and phishing attacks in cyberspace, monitoring environmental patterns for emergency awareness and responsiveness, and preventive social media analysis. This talk highlights our current research on adaptive algorithms designed to construct accurate, trustworthy models that seamlessly adapt as data streams ebb and flow.

16/11/18

"Machine Learning: A Practical Approach to the Statistical Learning Theory"

Prof. Rodrigo Mello dá palestra no DCC