No próximo dia 6 de Dezembro pelas 19h00 na sala FC6-1.37 no DCC, a Prof. Zilma Reis irá dar uma palestra intitulada "Preemie-Test: a reinvenção da idade pela medida da interação da pele com a luz".
Zilma Reis é médica ginecologista e obstetra, coordenadora do Centro de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG.) Membro da Direção da Sociedade Brasileira de Informatica em Saúde. Coordenadora do grupo multidisciplinar de pesquisa Skinage que procura descobrir a prematuridade nos recém-nascidos através das propriedades óticas da pele: o Preemie-Test.
A palestra insere-se no ciclo de palestras no contexto do Mestrado em Informática Médica e é aberta a todos os interessados.
Título
"Preemie-Test: a reinvenção da idade pela medida da interação da pele com a luz"
Sumário
As desigualdades no acesso às tecnologias para o cuidado à saúde desafiam as metas do desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU. Para os bebés, o dia do nascimento é aquele com maior risco de morte, entre os primeiros cinco anos de vida. A maior parte da morbidade e mortalidade no primeiro mes de vida é evitável e a prematuridade é o principal causador. O Preemie-Test foi desenvolvido para diagnosticar a prematuridade quando a idade gestacional é desconhecida ou não confiável. É uma abordagem tecnológica inovadora, de baixo custo e não invasiva, que estima a idade gestacional de um bebé ao nascer analisando as propriedades fotobiológicas da sua pele. A idade gestacional leva ao reconhecimento do bebé prematuro, informação crítica para profissionais de saúde tomarem decisões oportunas para prover assistência adequada e salvar vidas.