"Square Kilometre Array: Challenges and Opportunities in Computer Science"

No próximo dia 22 de Maio pelas 14h30 na sala FC6-0.29 no DCC, Dalmiro Maia, Bruno Morgado e Hélder Ribeiro, membros da FCUP e do Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros, irão apresentar o SKA Telescope, um projeto internacional de grande dimensão e visibilidade, com a participação da FCUP.

Dalmiro Maia é doutorado em Física Solar pela Universidade de Lisboa, e é co-investigador da Experiência ASPIICS na missão PROBA-3 da ESA. Foi um dos co-autores do capítulo sobre Radioastronomia Solar e Heliofísica no livro de ciência do SKA. É actualmente Prof. Auxiliar convidado no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento de Território da FCUP. É o responsável na FCUP pela infraestrutura ENGAGE-SKA.

Bruno Morgado é doutorado em Física Solar pela Universidade de Lisboa, e tem sido no último ano o SCRUM master de uma das equipas de desenvolvimento do SKA. Exerce, neste momento, as suas atividades de investigação  no Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros da FCUP com uma posição financiada pela infraestrutura ENGAGE-SKA.

Hélder Ribeiro é  mestre em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores pela Universidade do Minho, e tem sido no último ano programador de duas equipas de desenvolvimento do SKA: developer da equipa ST (System Team) e main developer da equipa OSO-UI (Observation Science Operations - User Interface). Exerce neste momento as suas atividades no Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros da FCUP, com uma posição financiada pela infraestrutura ENGAGE-SKA.

No contexto do projeto SKA Telescope, serão feitas três apresentações, abertas a todos os interessados.

Título: "O Square Kilometre Array, descrição do projecto e histórico do envolvimento da FCUP." - Dalmiro Maia (FCUP)

Título: "Visão global da metodologia SAFe/Agile e das respectivas equipas de desenvolvimento no contexto da fase de consolidação do Observatório
do SKA." - Bruno Morgado (FCUP)

Título: "Visão global do trabalho realizado e metodologias usadas pelas equipas de desenvolvimento OSO-UI (Observation Science Operations - User Interface) e TMC (Telescope Manager Consortium)." - Hélder Ribeiro (FCUP)

Resumo:

No dia 12 de Março de 2019 Portugal aderiu, como membro fundador, ao tratado do Square Kilometre Array (SKA). Concebida para responder a questões de Física fundamental, esta experiência deverá produzir mais de um petabyte de dados por dia, levantando desafios ao nível do transporte, armazenamento e exploração do elevado volume de dados, logo uma oportunidade considerável para inovação ligada à computação de alto desempenho. A análise crítica do desenho do instrumento, constituído por milhares de telescópios, repartidos ao longo de milhares de km, seguiu as práticas da engenharia de sistemas, e a FCUP esteve activamente envolvida nessas tarefas.

O Observatório do SKA, parte do Projecto SKA, está actualmente sob esforço activo de desenvolvimento e em fase de consolidação de projecto, contando com a contribuição de mais de uma centena de programadores nas tarefas de desenvolvimento. Como metodologia de gestão foi adoptado o método SAFe/Agile para a constituição das equipas.

Este conjunto de apresentações pretende apresentar o projecto SKA, o histórico da participação da FCUP nas equipas de desenvolvimento, as oportunidades, e as fontes de financiamento ao dispor dos membros da FCUP que queiram participar no projeto.

27/03/19

"A Small Ride Towards Lock-Freedom"

Miguel Areias dá palestra no DCC

15/05/19